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quarta-feira, 12/03/2003
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Programa Educom.TV forma mais de 2 mil professores da rede pública estadual

Nesta quarta-feira, dia 12 de março, os professores cursistas do programa Educom.TV receberão os certificados de aperfeiçoamento e de  conclusão do curso, que teve 180 horas de formação à distância, […]

Nesta quarta-feira, dia 12 de março, os professores cursistas do programa Educom.TV receberão os certificados de aperfeiçoamento e de  conclusão do curso, que teve 180 horas de formação à distância, no Grande Auditório do Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo.

O Educom.TV é fruto de uma parceria da Secretaria do Estado da Educação por meio da GIP – Gerência de Informática Pedagógica/FDE e com o NCE/USP – Núcleo de Comunicação e Educação da USP. O curso de apefeiçoamento sobre a “Linguagem Audiovisual na Escola – uma Ação Educomunicativa – Educom.TV:  foi desenvolvido entre os meses de junho e dezembro de 2002.

O curso contou com a participação de 2.243 professores, coordenadores pedagógicos e diretores de mais de 1.024 Unidades Escolares em todas as 89 Diretorias de Ensino do Estado.

Para a Secretaria de Estado da Educação, a principal meta do Programa é apostar nas tecnologias como aprimoramento da educação. “A inclusão dos meios audiovisuais no planejamento das atividades escolares é uma ferramenta na batalha por um aprendizado mais envolvente, dinâmico e próximo da realidade do aluno”, analisa o Secretário Gabriel Chalita.

Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído, no site www.educomtv.see.inf.br, com ferramentas destinadas para o trabalho dos professores cursistas e seus tutores no desenvolvimento dos projetos.

O foco especial do trabalho foi o projeto “Tv Escola e os Desafios de Hoje”, e a produção videográfica da TV Escola – acessíveis aos professores da Rede Estadual, através dos kits tecnológicos – antena parabólica, televisão e vídeocassete.

Os cursistas liam o material, faziam exercícios, interagindo com seus respectivos tutores – via fórum, e, ao final, elaboravam um plano educomunicativo para a escola. Os cursistas foram divididos em 35 equipes (salas virtuais), cada uma reunindo uma média de 65 a 70 pessoas, sendo orientados por um tutor da USP.

” Com a ajuda da USP os professores aprenderam a usar o audiovisual pedagogicamente para que os alunos tenham um bom desempenho e tragam ao espaço da sala de aula toda a potencialidade que essa linguagem permite”, conclui Silvia Galletta, gerente de informática pedagógica da FDE.

Outra atividade relevante foi a utilização das Salas Ambiente de Informática (SAI´s) e o ambiente virtual desenvolvido pelo projeto para o exercício com os alunos, chamado Tô de Olho.TVwww.todeolhotv.see.inf.br.

Sob a coordenação do Professor, Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicação e Artes da USP, o curso desenvolveu o conceito da Educomunicação, definindo-a como um campo de trabalho destinado a integrar educadores, comunicadores e outros agentes culturais na criação e gestão de ambientes interativos, abertos e participativos a relações humanas e sociais nos processos educativos. Nesse sentido, a presença da linguagem audiovisual no cotidiano da sociedade moderna, é um fator relevante para as dinâmicas e relações entre as pessoas, inclusive no âmbito escolar.

Um exemplo é a E.E. Mário Casassanta, que já possui um projeto desenvolvido a ser aplicado nos próximos dias. O projeto: “O Brasileiro, com Orgulho”, inclui aulas específicas para os alunos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. “Nós vamos trabalhar com gibis, fotografias, propaganda, telenovelas e cinema. Os alunos analisarão o material destinado a eles e aprenderão recursos de luminosidade, de fundo, figurino, entre outros”, revela a profª Gislene Longo, coordenadora do projeto na escola.

 

Luciane Salles