Docentes que atuarão em escolas estaduais a partir de 2013 têm aula presencial hoje e amanhã
Curso que apresenta o currículo adotado pelo Estado é a fase obrigatória no concurso público realizado pela Secretaria da Educação do Estado
Cerca de 10,8 mil docentes participam hoje e amanhã (dias 23 e 24) da primeira aula presencial do Curso de Formação Específica promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (Efap) “Paulo Renato Costa Souza”. A formação é a 3ª fase do concurso público realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e é voltada para os candidatos que participaram das sessões de escolha de vagas no fim do mês de junho.
No curso, os docentes que ingressarão na rede estadual em 2013 conhecerão o currículo adotado pelo Estado, metodologias de trabalho e aspectos da realidade das escolas estaduais.
O conteúdo é dividido em duas etapas. A primeira, com duração de oito semanas, comum a todos os candidatos, aborda a função e a identidade do professor e a identidade e diversidade dos alunos e sua relação com a aprendizagem e o conhecimento, além de cultura escolar e familiar. Na segunda, com duração de 10 semanas, os professores trabalham as respectivas especialidades, ou seja, cada disciplina do currículo da rede estadual de ensino e educação especial nas quais atuarão, entre elas língua portuguesa, história, geografia, biologia e inglês.
Os cursistas receberão bolsa de estudo correspondente a 75% do salário inicial para jornada de 40 horas semanais de professor de educação básica de ciclo II do Ensino Fundamental e de Ensino Médio (PEB II). Como os vencimentos atuais para carga horária de 40 horas PEB II são de R$ 2.088,27, o valor da bolsa será de R$ 1.566,20.
Conforme o artigo 7º da Lei Complementar nº 1.094, de 16 de julho de 2009, além das etapas de prova objetiva e de avaliação de títulos, os concursos para as carreiras do Quadro do Magistério (professores, diretores e supervisores de ensino) incluem curso de formação específica, oferecido pela Efap, como uma terceira fase obrigatória. Para ser aprovado no concurso, o candidato precisa cursá-lo e ser aprovado em prova de aptidão.
O curso compreende um total de 360 horas (sendo a primeira etapa de 160 horas e a segunda de 200 horas), divididas em 18 módulos semanais de 20 horas. O conteúdo dos módulos será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site da Escola de Formação, e acessado por meio de senha pessoal.
Para a conclusão do curso é necessário que o candidato cumpra, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada período (incluindo trabalhos desenvolvidos na web e nos encontros presenciais), participe integralmente de pelo menos dois encontros presenciais e seja aprovado em prova objetiva.
Desde janeiro de 2011, já foram nomeados pelo governador Geraldo Alckmin mais de 23 mil docentes. A esse total, se acrescentará o contingente de aprovados no curso de formação específica deste ano. O certame realizado em março de 2010 teve 260 mil inscritos. Está prevista para este semestre a publicação de edital para novo concurso para professores.