• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/11/2012
Imprensa

59 alunos da rede estadual participam amanhã e sexta-feira do Parlamento Jovem Paulista

Durante sessão parlamentar na Assembleia Legislativa, os autores dos 94 melhores trabalhos do Estado defenderão seus projetos de lei Amanhã e sexta-feira, 59 alunos da rede estadual de ensino participam […]

Durante sessão parlamentar na Assembleia Legislativa, os autores dos 94 melhores trabalhos do Estado defenderão seus projetos de lei

Amanhã e sexta-feira, 59 alunos da rede estadual de ensino participam do Parlamento Jovem Paulista 2012 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os estudantes apresentarão e votarão as propostas conforme os trâmites previstos pela instituição. No total, foram selecionados 94 projetos de lei em todo o Estado entre escolas públicas e privadas.

Os jovens defenderão seus projetos de lei na tribuna em até três minutos. Após a apreciação na sessão especial, os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo. A cada ano são alternados estudantes do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste ano, apenas alunos do Ensino Fundamental participam. Em 2010, 60 estudantes da rede estadual tiveram seus projetos escolhidos.  

Amanhã (08/11), a partir das 9h, têm início o credenciamento e a sessão de fotos dos deputados jovens no hotel São Paulo, onde ficarão hospedados. Após o almoço, todos irão à Assembleia Legislativa e serão recepcionados pelo presidente e demais autoridades da casa. Por volta das 18h, eles irão para o Plenário Juscelino Kubitschek, onde receberão orientações sobre o dia do evento, diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem e simulação de votação em painel eletrônico.

 Na manhã de sexta-feira (09/11), às 9h, será aberta a sessão plenária, com a chamada nominal, diplomação e posse dos parlamentares jovens, eleição da Mesa Jovem, apresentação e votação dos projetos, por bloco partidário temático. A sessão deverá encerrar-se por volta das 19h.

Cada aluno pode inscrever um projeto de lei. Para elaborar as propostas, os estudantes escolhem um entre 12 partidos temáticos, que contemplam as áreas de cultura, educação, natureza, agricultura, emprego, saúde, segurança pública, habitação, esporte, juventude, defesa do consumidor e direitos humanos.

Essa é a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que tem como objetivo proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado a experiência de conhecer e desempenhar funções pertinentes ao cotidiano de um parlamentar.