terça-feira, 05/09/2023
Notícia

8.000 alunos das escolas estaduais da zona sul se preparam para desfile da Independência

Encontro acontece no dia 6 de setembro, véspera do Dia da Independência; aluna de escola estadual do Parque Brasil conta como os ensaios têm transformado a rotina de estudantes

Na próxima quarta-feira (6), 8.000 alunos de 75 escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino Sul 3, na capital, vão às ruas para celebrar os 201 anos de Independência do Brasil. Neste ano, o encontro terá como tema “Educação e Cidadania: Ninguém para Trás” e acontece a partir das 8h, na altura do número 140 da avenida Inácio da Cunha.

Entre as unidades da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), alunos das escolas estaduais Professora Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza e Samuel Wainer têm se dedicado aos ensaios para a apresentação de fanfarras.

Aluna da escola Adelaide e presidente da fanfarra, Louise Abreu de Oliveira conta sobre como a transformação promovida por esse grupo tem ultrapassado os muros da escola. “Eu me apaixonei pela banda dessa escola quando ainda estudava em outra unidade de ensino. Quando dei início aos meus estudos aqui, me inscrevi para participar desse grupo e logo veio o afastamento por conta da pandemia, o que me dava muita saudade. Hoje, sinto muito orgulho do nosso grupo, porque também incentivamos outras escolas da região a formar suas próprias fanfarras”, comenta Louise.

O último ensaio antes do desfile acontece nesta terça-feira (5), às 11h, na rua da Escola Estadual Professora Adelaide Rosa Fernandes Machado de Souza. Da regional Sul 3, a fanfarra da Escola Estadual Professora Regina Miranda Brant de Carvalho participa ainda do desfile de 7 de setembro no Anhembi.

Desfile da Independência – “Educação e Cidadania: Ninguém para Trás”
Quando: Quarta-feira, 6 de setembro, das 8h às 13h
Endereço: Avenida Inácio da Cunha Leme, altura do 140, bairro Socorro, São Paulo-SP