• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/06/2017
Boas Práticas

Aspirantes a estilistas recriam figurinos de Hollywood e transformam escola estadual em ateliê

Filmes clássicos como O Mágico de Oz e Cantando na Chuva serviram de inspiração para croquis

O glamour do cinema inspirou alunos da E.E. Padre Francisco João de Azevedo, na capital paulista, a recriar figurinos que fizeram história nas telas. Os croquis foram desenhados nas aulas de Arte. Fita métrica, linha, botão, alfinete e tecidos transformaram a sala em um verdadeiro ateliê de estilo. Para traçar as medidas, a solução veio de casa: bonecos Barbie e Ken. Estudantes do Fundamental participaram das atividades.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Antes de definir os primeiros cortes, os alunos assistiram a filmes selecionados pela professora Maria Regina Araujo, responsável pela disciplina na unidade. Clássicos de Hollywood de diferentes épocas tiveram espaço garantido, como O Mágico de Oz e Cantando na Chuva. O cinema nacional também foi lembrado em cenas de Auto da Compadecida e filmes de Mazzaropi.

Além de riscar no papel o formato de vestidos e calças, os aspirantes a estilistas também aprenderam a costurar as roupas. O primeiro passo foi medir tamanho do busto, quadril e perna dos bonecos. Depois cada um costurou a própria peça (na mão ou com a ajuda de máquinas).

“O currículo da disciplina prevê aulas sobre o desenho em diversas expressões de arte. Com este trabalho os alunos puderam conhecer mais sobre o cinema e as vestimentas como forma de arte e também discutimos o corpo como elemento artístico”, conta a professora.