• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 21/08/2003
Últimas Notícias

Abertas as inscrições para o 3.° Concurso de Corais do CPP

Tema: “Cada criança que canta hoje é um adulto a menos que chorará amanhã” O Centro do Professorado Paulista (CPP) está promovendo a 3.ª edição de seu Concurso de Corais […]

Tema: “Cada criança que canta hoje é um adulto a menos que chorará amanhã”

O Centro do Professorado Paulista (CPP) está promovendo a 3.ª edição de seu Concurso de Corais Infanto-Juvenis e convida a rede estadual de ensino a participar. Qualquer escola que tenha um coral com integrantes entre 11 e 17 anos poderá inscrever seus alunos  gratuitamente pelo telefone 11 3340 0507, até o dia 30 de agosto.

O evento será realizado entre 16 e 19 de setembro no auditório da entidade, na Avenida Liberdade, 928 – São Paulo, com premiação no dia 22 de setembro. Seu tema será “Cada criança que canta hoje é um adulto a menos que chorará amanhã”. Cada coral é livre para escolher seu repertório, mas deve apresentar no mínimo uma composição nacional.

A professora Adriana do Espírito Santo tem participado concurso desde 2001 com o coral da EE Profª Aurelina Ferreira, de Ubatuba, e já está inscrita para esta edição. A professora é formada em Educação Artística, com habilitação em Música, e no final de 2000 resolveu realizar uma “cantada de natal” com a turma do Ensino Médio. O sucesso entre alunos, professores e comunidade foi tão grande que ela decidiu transformar o coral um projeto permanente.

Em 2001 os ensaios começaram com o ano letivo, realizados após as aulas. Mesmo no primeiro ano do projeto, o coral conquistou o segundo lugar no concurso do CPP. No ano seguinte, a professora Adriana teve problemas de saúde e os ensaios ocorreram com menor regularidade. Apesar desse imprevisto, conseguiu o nono lugar no concurso.

O coral ainda está sem patrocínio, mas o que poderia ser um grande problema acabou funcionando como um incentivo para que a comunidade se envolvesse ainda mais com o projeto: os pais, a APM, os professores e a direção se empenham em desenvolver atividades que arrecadam recursos para permitir que o coral realize apresentações fora da escola. Segundo a professora Adriana, “o coral é visto como uma pérola, devido a um trabalho todo feito com as crianças, o talento e o sucesso”.

Como a maioria dos corais de escolas públicas, para participar deste a professora Adriana defende um único critério, “o aproveitamento na sala de aula”. Ela diz que, mesmo as aulas ocorrendo fora do horário regular dos alunos, não há motivo para queda no rendimento escolar e para eliminar quaisquer dúvidas a professora enfatiza ainda que a educação musical é feita com “muita conversa e amadurecimento”.

Aline Viana