• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/08/2019
Boas Práticas

Abertas as inscrições para o Concurso Flink Sampa de Literatura

Inscrições vão até dia 30 de agosto

Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Regular ou Integral e suas modalidades, como EJA e comunidades Quilombolas e Indígenas, têm até o dia 30 de agosto para se inscrever no Concurso Flink Sampa de Literatura, promovido pela Educação em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras.

Leia o regulamento

O intuito do concurso é engajar professores, estudantes e toda a comunidade escolar a debaterem a questão do protagonismo do negro, evidenciando a contribuição dos afrodescendentes nas diferentes áreas de atuação na sociedade. É papel de todos excluir as desigualdades raciais, combatendo todas as formas de discriminação de maneira participativa.

Para participar, os estudantes devem enviar uma composição artística de fotografia, pintura, desenho, colagem, gravura ou técnica mista. O trabalho deverá ser realizado individualmente e em sala de aula, após discussões interdisciplinares sobre o tema, proposto pelo professor orientador. O tema dessa edição é Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, negro, que por muitos anos na história foi retratado como branco.

A produção dos trabalhos deve ser realizada entre os dias 12 e 30/08. O diretor da escola formará uma comissão multidisciplinar de professores para a seleção de duas obras (uma da categoria I: Ensino Fundamental Anos Finais; e uma da categoria II: Ensino Médio) para a fase seguinte. De 02 a 06/09, a diretoria de ensino deverá selecionar duas obras, uma de cada categoria, que representarão a DE nas fases subsequentes. No período de 16 a 20/09, uma comissão julgadora selecionará 20 finalistas de cada categoria, que serão enviados à Faculdade Zumbi dos Palmares para a definição dos vencedores.

Os primeiros colocados receberão um kindle; e os segundos e terceiros, um kit de livros. E as quarenta obras finalistas farão parte da Mostra “Machado de Assis Real”, que será exposta na FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro.