Desde julho, o Museu da Língua Portuguesa promove o projeto “A Palavra no Agora”, que aposta no compartilhamento de textos, como crônicas, poesias, textos autobiográficos e resenhas, publicados no site https://noagora.museudalinguaportuguesa.org.br/ sobre pessoas que perderam um familiar durante a pandemia. A ideia é ajudar outras famílias enlutadas. Até o momento, o site recebeu 238 textos do público.
“Neste momento que estamos passando, descobri o verdadeiro poder da leitura, o valor de ler um livro, descobri o verdadeiro sentido de amar quem está à nossa volta, descobri o quão é importante o poder do abraço, entendi o verdadeiro sentido da gratidão”, escreveu Sara Fraga Ferraz de Barros, de Ponta Porã (MS).
De Monte Sião (MG), P.F.A., que preferiu não ter o nome publicado, comparou a pandemia a uma música “melancólica, uma poesia profunda e questionadora”.
Contribuições
O projeto continua recebendo contribuições. “A ideia é que as novas urgências que vivemos sejam incorporadas tendo como base a potência das palavras não só para a tradução de sentimentos, mas no acolhimento e na imaginação de futuros”, explica Marília Bonas, diretora técnica do MLP.
Os exercícios de escrita podem ser feitos por qualquer pessoa, mesmo quem nunca escreveu. São roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre o momento. Quem desejar, pode enviar seu texto para compartilhamento no site, para fazer uma homenagem ou para ajudar as outras pessoas. O público também pode enviar resenhas de livros, filmes, séries ou outras obras de arte que ajudem a lidar com os sentimentos.
Reconstrução
O Museu da Língua Portuguesa está em processo de reconstrução. Um dos primeiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o equipamento celebra a língua como elemento fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma.
O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador master a EDP Brasil, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo Itaú Unibanco e Sabesp e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.