• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/05/2009
Últimas Notícias

Acessa Escola chega ao interior

Programa atinge 1 milhão de acessos na capital; expansão beneficia 3 milhões de pessoas O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, anuncia nesta quinta-feira […]

Programa atinge 1 milhão de acessos na capital; expansão beneficia 3 milhões de pessoas

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, anuncia nesta quinta-feira (14/5), às 12h, a expansão do seu principal programa de inclusão digital para o interior, o Acessa Escola. Na data, ainda será comemorada a marca de um milhão de atendimentos dentro do projeto. Trata-se do registro oficial do número de vezes em que alunos, professores, funcionários das escolas e a comunidade usaram os computadores do programa.

Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões para 2008, a Secretaria vai quadriplicar o número de escolas, o que vai beneficiar mais 1.934 escolas de Ensino Médio em cidades da Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. Para isso, há previsão de contratação de mais oito mil novos estagiários que vão atuar como monitores.

O Acessa Escola funciona em 518 escolas da Capital, além de outras 80 em implantação. O programa mantém as salas de informática abertas durante todo o período de aulas. Equipadas com computadores conectados à Internet banda larga e com garantia de manutenção permanente, as salas oferecem aos usuários ajuda de monitores, são hoje 2,2 mil alunos do Ensino Médio que ocupam as vagas de estagiários dentro do programa. São jovens treinados que recebem salário mensal de R$ 340,00 mais auxílio para transporte, por jornada de quatro horas diárias (sempre no turno inverso aos estudos).

“O acesso ao mundo digital é fundamental para que o jovem se prepare para o mercado de trabalho cada vez exigente e competitivo. Preparar o jovem para este cenário está entre nossas principais metas”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

Cronograma da expansão do Programa

A expansão do programa está dividida em etapas. Em 2009, o Acessa Escola chega em 1.934 escolas, de 239 municípios da Grande São Paulo e do Interior do Estado , beneficiando cerca de 3 milhões de estudantes, professores e moradores das comunidades. O Acessa Escola prevê, preferencialmente, o atendimento às escolas de Ensino Médio. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.

Serviço

Data e horário: 14 de maio às 12 horas

Local: EE Luiz Gonzaga Pinto e Silva

Endereço: Rua Geraldo Fraga de Oliveira, 324, Jd. São Luiz, São Paulo