• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/09/2013
Acessa Escola

Para organizar Mostra Cultural, estudantes utilizam estrutura do Acessa Escola

Iniciativa faz parte da Rede de Projetos do programa, que já reúne mais de mil iniciativas

Desenvolver novas habilidades entre os alunos da E.E. Miguel Jorge, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, foi a motivação da professora de Educação Física Maria Luiza Tristão ao realizar a primeira Mostra Cultural da unidade.

No evento, os alunos cantam, dançam, interpretam e recitam poemas para os 774 estudantes da escola, além da comunidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A preparação envolve todo o corpo docente e, principalmente, a estrutura do Acessa Escola. É na internet que os artistas encontram as informações necessárias para elaborar os roteiros das peças, pesquisar cenários e baixar programas para mixar as músicas usadas nas coreografias.

Ernandes Santos Mendes de Souza, aluno do Ensino Médio e estagiário do Acessa, auxiliou cada colega que transitou pelo laboratório de informática. “Para muitos, a sala do Acessa Escola é o único lugar onde poderiam pesquisar na internet. Este espaço é de extrema importância para a comunidade escolar”, diz.

Com o material em mãos, entram em cena os outros educadores. A professora de língua portuguesa cuida da revisão dos textos, já a de artes auxilia a desenvolver os passos apresentados no palco e, assim, cada um assume o seu papel.

“Quando o espetáculo começa percebem o seu potencial e que juntos podem fazer muito mais”, fala Maria Luiza sobre os resultados do trabalho em equipe.

Segunda a professora, depois que os alunos começaram a participar da Mostra, o comportamento em sala de aula também mudou. “No palco, as qualidades de cada um são valorizadas, deixando-os em evidência. Essa visibilidade aumenta a autoestima, fazendo com que se sintam responsáveis por preservar a própria imagem”.

Rede de Projetos

O projeto desenvolvido pela comunidade escolar da E.E. Miguel Jorge faz parte da Rede de Projetos do Acessa Escola, que já reúne mais de mil iniciativas desenvolvidas por pessoas ligadas ao programa na rede estadual.

A Rede de Projetos foi criada para unir as ações criadas por estagiários e professores de escolas atendidas pelo programa Acessa Escola. Entre 2011 e o primeiro semestre de 2013, foram criados 1.123 projetos por usuários do Acessa Escola, sendo 890 deles (80%) elaborados pelos estudantes estagiários. Entre as iniciativas estão blogs de incentivo à leitura, videoclipes de direitos humanos e tutoriais para o uso seguro da internet.