terça-feira, 09/10/2012
Imprensa

Agentes escolares podem se inscrever a partir de amanhã em curso de combate a incêndios e noções de primeiros socorros

São 3.264 vagas para agentes de organização escolar que atuam em unidades de ensino da Grande São Paulo e do interior   Começam amanhã (10/10) as inscrições para o programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas destinado a agentes de organização escolar que atuam em unidades de Ensino Fundamental ciclo II (6º ao 9º […]

São 3.264 vagas para agentes de organização escolar que atuam em unidades de ensino da Grande São Paulo e do interior  

Começam amanhã (10/10) as inscrições para o programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas destinado a agentes de organização escolar que atuam em unidades de Ensino Fundamental ciclo II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio localizadas na Grande São Paulo e no interior. O cadastro deve ser feito até o dia 21 deste mês por meio do site da EFAP. Há 3.264 vagas.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com o Corpo de Bombeiros, o programa tem como objetivo treinar servidores da rede estadual de ensino para prevenção de acidentes e combate a incêndios e transmitir noções de primeiros socorros. A iniciativa teve início em maio deste ano com 825 profissionais de escolas estaduais da capital.

Essa segunda etapa é voltada a agentes de organização escolar das diretorias regionais de ensino de Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré, São João da Boa Vista, Miracatu, Registro, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté e de toda a Grande São Paulo.

Poderão se inscrever até dois agentes de organização escolar por unidade, sendo que o curso é preferencialmente destinado àqueles que monitoram os alunos na entrada e na saída das aulas e durante os intervalos. A ação visa capacitar os profissionais para lidar de forma adequada com eventuais incidentes no dia a dia e estimular nos estudantes o envolvimento na preservação da escola e o exercício da cidadania.

”Os agentes de organização atuam diretamente com os alunos e o curso de formação contribui para que esses funcionários saibam como agir em situações de emergências, evitando acidentes no ambiente escolar”, destaca Idalise Bernardo Bagé, diretora do Centro de Materiais de Apoio Didático da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (Efap) “Paulo Renato Costa Souza”.

“O curso foi bem didático, com um bom ambiente de aprendizagem e me ajudou muito a esclarecer como proceder no pronto-atendimento e no combate a incêndios no cotidiano da escola”, conta Octavio Bonon Neto, agente de organização escolar da Escola Estadual Professor Ennio Voss, localizada no Brooklin (zona sul de SP), que participou da 1ª edição do curso.    

A previsão é que o curso tenha início no dia 31 deste mês. Com duração de 20 horas-aula, o programa será realizado em cinco etapas, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Efap. A primeira fase vai abordar o tema prevenção a incêndios nas escolas. A segunda apresentará formas de utilização e conservação dos equipamentos de segurança, como extintores, hidrantes e alarmes. O foco da terceira etapa é instruir os participantes sobre como evitar acidentes nas unidades escolares. O quarto tópico será voltado a primeiros socorros e acionamento dos órgãos de emergência e, por fim, a quinta fase vai contemplar questões de vivência e plano de emergência.

“O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo espera que essa iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria da Educação, possa ajudar os servidores no atendimento aos alunos da rede estadual de ensino, passar dicas de segurança e que seja, principalmente, uma ferramenta para salvar vidas”, afirma o coronel Reginaldo Campos Repulho, comandante do Corpo de Bombeiros.