Jovens e adultos terão aulas nas unidades onde funciona o Programa Escola da Família, em universidades parceiras e em ONGs
A partir dessa semana, jovens e adultos de todo o Estado poderão se inscrever gratuitamente no programa Alfabetiza São Paulo, destinado a população analfabeta com mais de 15 anos de idade. Para efetuar sua matrícula, o interessado deverá procurar uma das 2.500 escolas estaduais que participam do Programa Escola da Família, onde o curso de alfabetização será oferecido.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação será colocada em prática pela primeira vez no segundo semestre deste ano. O curso foi desenvolvido para respeitar a disponibilidade e ritmo de cada aluno, portanto não existe carga horária exigida ou prazo para conclusão, o que permite que o estudante possa se inscrever no momento que desejar.
“Com o Alfabetiza São Paulo, pretendemos que estes alunos concluam o programa aptos para continuar os estudos”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.
Além das escolas da rede, o programa irá funcionar nas salas de universidades e espaços utilizados por ONGs, como igrejas e sindicatos. A flexibilidade de locais e horários tem o intuito de atender às necessidades do público que o programa irá atingir.
Alfabetização
O conteúdo do programa equivale aos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental e terá material específico, fornecido pela Secretaria aos estudantes, professores e parceiros. Serão distribuídos quatro livros para cada aluno, correspondentes a cada ano do Ensino Fundamental de Ciclo I ou da 1ª à 4ª série.
Ao final do curso, o aluno poderá realizar um teste de escolaridade em qualquer unidade da rede. O resultado desse teste será o suficiente para que o candidato ingresse na 5ª série do ensino fundamental e continue sua vida escolar.