segunda-feira, 17/07/2023
Alunas da rede estadual treinam tênis de mesa durante as férias escolares em Ibaté

Alunas da rede estadual treinam tênis de mesa durante as férias escolares

Quatro estudantes da Escola Estadual André Donatoni são finalistas da modalidade nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo

O silêncio do recesso escolar na Escola Estadual André Donatoni, em Ibaté, é quebrado no período da tarde com o quicar das bolinhas nas mesas de tênis de mesa da escola. As autoras da sonoridade são quatro alunas de 16 e 17 anos que estão treinando com afinco para a final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP): Isadora da Silva, Nicoly da Mota, Chaellen Ribeiro e Maria Luiza Thomazzi.

A professora de educação física Natália da Silva de Oliveira acompanha todos os movimentos das meninas que estão disputando em duplas na categoria sub-17. “Agora estamos focando em consistência e técnicas. E não errar fundamentos que já treinamos, como o saque, por exemplo. Temos um professor voluntário que está auxiliando nos treinos e nos ajudando com essa parte mais técnica, o Rodolpho Guaratti, que foi atleta de tênis de mesa”, explica.

“Os desafios acredito que seja a ansiedade, lidar com as emoções. Algumas das estudantes nunca viajaram e é a primeira vez longe de casa. Conciliar a rotina de treinos também foi um desafio, mas elas se esforçaram muito, ficando em alguns dias além do horário de aula para os treinos”, complementa a professora.

Para Isadora, de fato, trabalhar questões emocionais é fundamental para lidar com os desafios que vai enfrentar nos jogos. “Estamos treinando frequentemente para que possamos ter um excelente resultado no campeonato. Estamos representando nossa cidade e região, é uma responsabilidade e muita ansiedade. Vamos pra cima, com o propósito de vencer!”, declara.

Escola Estadual André Donatoni, em Ibaté

Chaellen, que começou a jogar há 4 anos, como brincadeira nos intervalos das aulas, vai jogar em dupla com a colega Isadora. “Nem estou acreditando, este foi meu primeiro na competição e conseguimos chegar na final. Tivemos muito apoio da escola e da professora que sempre sabe o que precisamos e está sempre à disposição para nos ajudar”, confessa.

Também surpresa por ter chegado à final, Maria Luiza, comemora: “Agora que realmente percebemos que temos a capacidade de vencer, é isso que estamos buscando, com mais aprendizado e dedicação”. E ainda vai aproveitar para se lembrar como é o mar. “Fui para o Guarujá com minha família uma vez aos 8 anos, tenho uma vaga lembrança”, recorda.

A final do JEESP será na primeira semana de agosto na Praia Grande, litoral sul de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: