Competição reuniu mais de 600 representantes de 13 estados no Ibirapuera, na Capital
Um menino de apenas 11 anos está provando que o interior também tem vez nos tabuleiros. Estamos falando de Diego Romeiro, um talento que começa a se revelar entre peões, bispos, reis e rainhas.
Aluno da 5ª série da Escola Estadual Bady Bassit, em São José do Rio Preto, ele conquistou no último fim-de-semana o 3º lugar no Campeonato Brasileiro Escolar de Xadrez, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Foi a primeira participação dele em uma competição oficial. Na escola, o estudante é visto como uma das promessas do xadrez rio-pretense. Três vezes na semana, ele treina em uma academia de xadrez da escola.
Vitória
Na Capital, onde mais de 600 representantes de 13 Estados competiram, Diego ganhou cinco jogos e perdeu um na categoria 5ª série. “Ele é experiente, apesar da idade”, diz o professor de educação física, Cláudio de Andrade.
Estudar e treinar
Desde fevereiro deste ano uma academia de enxadristas funciona dentro da Escola Estadual Bady Bassit , em São José do Rio Preto.
Mais de 100 alunos praticam o esporte todos os dias. São 15 tabuleiros à disposição dos estudantes interessados. “Aprendi a jogar na academia”, orgulha-se Diego.
Celso Bandarra