sexta-feira, 13/12/2013
Releases

Alunos campeões da rede estadual disputam hoje final da Jornada de Matemática

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de seis escolas de São Paulo, testam os conhecimentos na finalíssima que mistura números ao futebol            A Secretaria da Educação do […]

A Secretaria da Educação do Estado realiza nesta sexta-feira, dia 13, a grande final da Jornada de Matemática. Foi organizada uma gincana para que as crianças de seis equipes diferentes, já vencedoras de outras cinco etapas regionais realizadas em todo o Estado, disputem o posto de campeãs absolutas estaduais. Cada time é representante de uma escola estadual e este ano o tema é futebol. O esporte será misturado aos números durante a competição, que acontece na capital paulista.

Da finalíssima participam 42 estudantes, todos do 5º ano do Ensino Fundamental, divididos nas equipes “Os Indivisíveis”, “Os Sábios”, “Os Enigmáticos”, “Os Matemáticos”, “Furacão” e os “7 Fantásticos” (veja abaixo).

Todos os grupos levam torcidas formadas por colegas de escolas, comunidade e pais.  Na competição, haverá tempo cronometrado para as respostas e uma equipe corretora que verificará as respostas dos alunos simultaneamente à realização na Jornada.

Serão duas etapas na competição, com todas as questões relacionadas ao futebol. Na primeira, membros de cada equipe responderão a desafios individualmente e as respostas valem pontos para as equipes. Na segunda, os desafios serão disputados em grupos. Com a soma dos pontos, será conhecida no mesmo dia o grupo vencedor.

Todos os vencedores receberão premiação especial. Os sete integrantes que conquistarem o primeiro lugar da Jornada serão premiados com um tablet e acervo de livros. Os outros finalistas ganham uma câmera fotográfica e coleção de títulos literários.

“A Jornada estimula o aprendizado pois durante o ano todo os alunos se prepararam, estudam e se dedicam para a competição que envolve toda a rede de ensino. O grande objetivo da ação é promover ainda mais a integração dos estudantes com a escola e despertar a vontade do conhecimento”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Sarau Matemático

Até chegar à final da Copa de Matemática, as equipes vencedoras disputaram outras cinco fases regionais. Para descontrair, um dia antes da finalíssima os 42 alunos fizeram um “sarau matemático”.

Cada grupo trouxe de presente para os colegas das outras regiões, uma apresentação característica de sua região que tenha como base a matemática. As equipes coloridas fizeram números musicais ou de teatro, por exemplo.

Serviço: A Final Estadual da 6ª Jornada de Matemática acontece nesta sexta sexta-feira (13/12), a partir das 13h, no Auditório da Uninove Barra Funda

Confira abaixo as escolas com equipes finalistas:

Diretoria de Ensino

Nome da Equipe