sexta-feira, 27/09/2002
Últimas Notícias

Alunos da diretoria de ensino de Itapecerica da Serra assistem a concerto

Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, 210 alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra assistem a apresentação da Orquestra de Câmara – que integra a Orquestra Sinfônica da rádio e TV Cultura -, dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação […]

Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, 210 alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra assistem a apresentação da Orquestra de Câmara – que integra a Orquestra Sinfônica da rádio e TV Cultura -, dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A apresentação ocorre no auditório do Hotel Terras (Rodovia Régis Bittencourt, km 292,5, São Paulo), às 10 horas.

A Orquestra de Câmara da Sinfonia Cultura, sob a regência do maestro Fábio Prado, apresentará peças de Strauss, Brahms, Paganini, Bach, Beethoven, Henry Mancini, Zequinha de Abreu e John Williams entre outros autores consagrados. O concerto será todo comentado, trazendo aos alunos uma visão diferenciadas da orquestra, mostrando seu funcionamento, através da apresentação dos seus instrumentos, além de abordar o repertório sinfônico de uma maneira descontraída, aproximando o público jovem da música de concerto.

O Projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais.

O projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmaras (até 10 músicos), com a meta de atingir 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.

As apresentações, iniciadas com o lançamento do projeto no dia 22 de maio, em Aparecida, foram apreciadas por mais de 15 mil alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Roque, Bragança Paulista, Limeira, Campinas Leste, Sorocaba, Capivari, Campinas Oeste, Itapetininga e Piracicaba. As apresentações dirigidas aos alunos da Capital e Grande São Paulo foram iniciadas em agosto e se estendem até o mês de novembro.