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segunda-feira, 28/10/2002
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Alunos da EE Jardim Iguatemi desenvolvem releitura de obras de arte

A EE Jardim Iguatemi, localizada no bairro de mesmo nome, envolveu 2.500 alunos de 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comunidade e parceiros em um projeto […]

A EE Jardim Iguatemi, localizada no bairro de mesmo nome, envolveu 2.500 alunos de 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comunidade e parceiros em um projeto educativo e inovador na unidade escolar. Denominado “Projeto Pintores – Relendo Obras de Arte”, a iniciativa começou a mobilizar os alunos já no primeiro dia de aula. O projeto trabalhou com informações sobre a vida e obra de pintores famosos, como Tarsila do Amaral, Lasar Segal, Edward Munch, Picasso, entre outros, além de incentivar a releitura das obras desses artistas.

Cada uma das 53 classes recebeu no início do ano letivo um nome de pintor, que seria abordado no projeto. “Esta iniciativa já começou a envolver os alunos, que se entusiasmaram com o trabalho”, explica a diretora Susy Rocha Ribeiro, há dez meses na direção da escola.

O projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente em sala de aula, e teve como objetivo não apenas levar o conhecimento do trabalho dos pintores, mas principalmente o de resgatar e elevar a auto-estima dos alunos e do espaço físico da escola. Segundo a diretora Susy, não foi apenas o aluno que aprendeu com o projeto. “A escola e o corpo docente também aprenderam a se envolver e a tratar um mesmo tema em disciplinas diferentes”, afirma.

Para a concretização do projeto, a direção da escola contou com a colaboração de parceiros, como empresários e artistas plásticos da comunidade. Durante todo o ano, os alunos tiveram acesso às mais variadas informações sobre os pintores e trabalharam em sala de aula a releitura das obras de arte com materiais obtidos com doações feitas por esses parceiros.

Para finalizar o trabalho dos alunos e da equipe docente, foi criado um concurso de releitura das obras de arte, realizada no muro da escola, cuja extensão é de aproxidamente 300 metros. “O muro foi dividido em 32 blocos e foram criadas equipes, totalizando 196 alunos que pintaram o muro com quadros famosos. Mas de acordo com a visão de cada equipe de alunos,” explica a diretora Susy.

No dia 25 de outubro, foi efetuada a votação do melhor trabalho, considerando não apenas a qualidade da pintura mas, principalmente, o envolvimento dos alunos e a explicação da releitura feita à comissão julgadora, formada por representantes da comunidade, professores de educação artística, artistas plásticos e de teatro.

O trabalho vencedor foi o dos alunos da 2a série do Ensino Médio que fizeram a releitura do quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch. Os oito alunos que participaram desta releitura, mesclaram a figura do “O Grito” com a realidade em que vivem, inserindo os problemas das grandes cidades como favelas, lixões e poluição, mas destacando a esperança de um mundo melhor, incluindo a pintura do Sol na obra. Já o segundo lugar ficou com os alunos da 3a série do Ensino Médio, que fizeram a releitura do quadro “O Amolador” de Goya.

Os alunos das duas primeiras equipes vencedoras serão premiados oficialmente no dia 5 de novembro e cada um receberá ingresso para o parque Hopi Hari. Os demais alunos serão homenageados com o diploma de participação no projeto “Relendo Obras de Arte”.

Conselho Participativo

Além do “Projeto Pintores – Relendo Obras de Arte”, a escola também desenvolve outros projetos como, por exemplo, “O Teatro Vai à Escola”, Dia D de Combate à Dengue”, “Projeto Carnaval”. Segundo a diretora Susy, o resultado positivo dos trabalhos desenvolvidos é alcançado com o envolvimento que a escola está realizando junto à comunidade e aos pais de alunos.

Bimestralmente, a escola reúne professores, alunos e pais no Conselho Participativo, iniciativa que também teve início neste ano. Segundo a diretora Susy, o objetivo desses encontros é o de ouvir opiniões, críticas e sugestões de toda a comunidade escolar. “Isto é fundamental para que possamos criar um canal de informações para melhorar a nossa escola. Afinal, todos somos responsáveis pela educação e pela conscientização da cidadania. E o mais importante: o aluno precisa se sentir como um agente atuante não apenas no aprendizado mas também na construção de novas propostas”, finaliza a diretora, destacando que para o próximo ano letivo o projeto de releitura será realizado com obras de escritores famosos.