Cantar o hino nacional brasileiro é um exercício de cidadania na escola Brasilio Machado, localizada no bairro da Vila Madalena, na capital paulista. Todas as quartas-feiras, os alunos se reúnem no patio da unidade de ensino para o momento cívico antes do início das aulas.
A letra do hino nacional foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manoel da Silva.
“Olha, nós entendemos aqui enquanto equipe escolar que o hino nacional representa nossa pátria. Então todas as quartas-feiras a primeira atividade antes do início das aulas é cantar o hino nacional”, explica Simone Santoro Romano, diretora da unidade de ensino.
“Alguns alunos têm dificuldade, porque a letra é muito rica e com palavras que não fazem parte do nosso vocabulário”, completa. É o que demonstrou a pequena Natália Oliveira da Costa, que disse “eu não conheço imagens plácidas” (sic).
Para a diretora Simone, não é apenas cantar o hino nacional, é trabalhar a cidadania, o amor à nossa pátria e entender a nossa história. “Então quando você para pra estudar o hino nacional é o ponto inicial para formar um cidadão. Então é fazer o estudo, o que ele significa, é você de parar e ter uma postura respeitosa diante da Bandeira, diante da execução do Hino Nacional. A medida que ele conhece a sua Pátria ele vai representar lá e que vai fazer da melhor forma possível para construir o mundo bem melhor, um país bem melhor que é o que a gente precisa, completa.