sexta-feira, 23/08/2013
Releases

Alunos da rede estadual de SP viram ‘deputados’ por uma semana em Brasília

Levantamento da Secretaria da Educação do Estado mostra que neste ano inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro aumentaram 17,7%

Cinco alunos da rede estadual de São Paulo foram selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2013 e, em setembro, vão atuar como “deputados mirins” por uma semana. Os estudantes apresentaram projetos de lei dos mais variados temas e agora vão apresentar as propostas em Brasília, em uma sessão especial na Câmara.

O programa está na 10ª edição e é voltado a estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País. Levantamento da Secretaria da Educação do Estado mostra que neste ano foram 212 projetos inscritos para representar São Paulo na competição nacional, contra 180 projetos recebidos em 2012, o que indica aumento de 17,7%.

As iniciativas foram analisadas pela Câmara dos  Deputados que selecionou os estudantes paulistas. As temáticas escolhidas pelos alunos da rede estadual são acessibilidade nos estabelecimentos comerciais, redução de impostos para veículos híbridos, auxílio financeiro para agricultores, oferta da Língua Brasileira de Sinais em todas as escolas e regulamentação do uso de aparelhos eletrônicos nas unidades de ensino.

Mais informações no Portal da Educação

“A escolha dos temas representa o quanto os nossos alunos estão interessados nas questões políticas e de cidadania, fundamentais para a criação de uma sociedade mais justa e melhor”, afirma o coordenador da Secretaria da Educação e responsável estadual pelo Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Os estudantes da rede estadual que vão vivenciar um dia como parlamentares são das cidades de Fernandópolis, Sertãozinho, Mirandópolis, Pedranópolis e Águas da Prata.

Faça o download das fotos dos alunos da rede estadual “parlamentares”