• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/12/2013
Releases

Alunos da rede estadual levam 28 projetos inovadores à feira científica e tecnológica em SP

Mostra Paulista de Ciências e Engenharia reúne trabalhos criados por estudantes da rede estadual como semáforo sustentável e bengala com GPS          A Secretaria da Educação do Estado de São […]

Mostra Paulista de Ciências e Engenharia reúne trabalhos criados por estudantes da rede estadual como semáforo sustentável e bengala com GPS

         A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo será representada na Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP) por 28 projetos inovadores desenvolvidos por alunos da rede estadual. O evento, promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro e reúne os projetos pioneiros de estudantes do Ensino Médio, como o semáforo sustentável, a bengala com GPS e o repelente orgânico contra os insetos.

        Na MOP, são ao todo 123 projetos feitos por representantes de escolas estaduais, particulares, Centro Paulo Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e Senai. Todos serão avaliados por um júri técnico e os representantes da rede estadual são candidatos de destaque. O Sinal Verde, por exemplo, foi criado por alunos da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, em São José dos Campos, e também representará o Brasil na feira de Nova York que acontece em janeiro.

        Neste projeto, os alunos entre 15 e 16 anos desenvolveram uma lombada geradora de energia. O sistema foi projetado durante as aulas de iniciação científica oferecidas nas Escolas de Tempo Integral e tem o objetivo de manter os semáforos ligados de modo sustentável e sem interrupções, em caso de falta de energia. Também estão na feira a bengala com GPS idealizada para a melhor locomoção dos deficientes visuais, o projeto de gerenciamento do transporte público via wireless, um repelente ecologicamente correto, projetos de reuso da água, entre outras inovações criadas pelos alunos da rede estadual.

        O intuito da feira é incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de estudantes. “As escolas são espaços que estimulam os alunos a criarem. Os trabalhos científicos produzidos pelos nossos estudantes mostram que estamos no caminho certo ao associar novas ferramentas de aprendizagem ao projeto de vida dos jovens”, diz o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Em novembro, a Secretaria realizou a primeira Feira de Científica das Escolas com o Novo Modelo de Tempo Integral e apresentou 151 inovações tecnológicas produzidas pelos alunos da rede. Destes projetos, 18 estão na MOP. Durante o ano letivo, os jovens foram incentivados a pensar em propostas que ajudassem a comunidade e ainda fossem pioneiras na utilização de recursos de tecnologia. O resultado são trabalhos nas áreas de meio ambiente, ciências exatas, biológicas e humanas.

Serviço:

Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP

Local: CATAVENTO Cultural e Educacional Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Centro – São Paulo
Data: 4, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 16h

Confira a lista de trabalhos no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br