quinta-feira, 10/10/2013
Releases

Alunos da rede estadual produzem filmes e Educação realiza ‘Oscar’ nesta sexta-feira

Premiação terá a participação de cerca de 400 estudantes cineastas de 25 escolas estaduais das regiões de Itaquaquecetuba e Poá do Estado de São Paulo     A Secretaria […]

A Secretaria da Educação do Estado realiza nesta sexta-feira, dia 11, às 17h, um “Oscar” para alunos de 25 escolas estaduais que produziram curtas-metragens, documentários e videoclipes ao longo do ano de 2013. Com direito a tapete vermelho, o Festival de Cinema da Educação contempla categorias como melhor diretor, roteiro, ator e figurino. As produções são de autoria de cerca de 400 estudantes da rede estadual das regiões de Itaquaquecetuba e Poá.

O evento é organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Itaquaquecetuba, uma das idealizadoras do projeto Cine&Arte que está na 5ª edição. O objetivo é estimular a criatividade dos alunos e atrelar conceitos pedagógicos e educativos aos filmes. Este ano a ação contou com 38 produções entre curtas-metragens, documentários e videoclipes realizadas por jovens do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os alunos participantes receberam orientações técnicas sobre a linguagem audiovisual, ministradas pela equipe pedagógica de arte da Diretoria de ensino. As produções finalistas são dos gêneros comédia, terror, drama, documentário, ficção científica, aventura e romance.

Os três melhores filmes de cada gênero serão premiadas com troféus. Também haverá uma premiação geral por categorias: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção, roteiro original, edição, figurino, maquiagem, direção de arte e trilha sonora, entre os curtas-metragens.

No caso dos documentários, as categorias são: roteiro original, melhor direção, melhor edição e melhor trilha sonora. Para os videoclipes serão eleitos os melhores nos seguintes critérios: efeitos especiais, ritmo, grafismo, direção, edição e direção de arte. Além disso, será escolhido o melhor vídeo de 2013. Todos os alunos receberão medalhas de participação.

“O projeto já se tornou uma tradição aqui nas escolas da região. Nós percebemos que os alunos passam a ter uma visão diferente do conteúdo de artes e notamos maior humanização do projeto pedagógico proposto pela escola, além de abrir novos caminhos artísticos e culturais para os nossos alunos e professores”, explica Marli Rodrigues Siqueira, dirigente regional de ensino.

O incentivo às produções culturais faz parte das ações da Secretaria, que mensalmente leva os alunos da rede para passeios como museus, institutos de artes, exposições, entre outros. Por meio do Programa Cultura é Currículo, por exemplo, só em outubro serão levados cerca de 230 mil estudantes da rede estadual, de todas as regiões do Estado, a peças de teatro e espetáculos de dança. Muitos deles farão estes passeios pela primeira vez.

Para o Cine&Arte foi selecionada uma equipe de jurados, formada por Alex Sandro Moletta, roteirista e educador de arte, Helga Baeta, atriz e roteirista, Mariana Villaça, mestre e doutora em história integrante de estudos relacionados ao cinema latino-americano e audiovisual, Silvio de Carvalho Filho, programador gráfico, fotógrafo e jornalista, e Carlos de Niggro, ator e produtor.

Desde a primeira edição do festival já foram produzidos 133 filmes. No primeiro ano, o evento contou com participação total de cerca de 200 estudantes, número que foi duplicado no ano posterior e que chegou a 800 um ano depois. Em 2012, o festival chegou à marca de 2.000 e, neste ano, 2.300 participantes.

A premiação acontece no auditório CEMFORPE, localizado na rua Antenor Leite da Cunha, 55, Vila Nova Mogilar, em Mogi das Cruzes

Evento: Premiação do Cine&arte 2013

Data: sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Horário: 17h