segunda-feira, 22/04/2019
Boas Práticas

Alunos da rede pública alcançam bons resultados em competição de robótica

Competição aconteceu nesse fim de semana em Houston, nos Estados Unidos

Considerada a maior competição de robótica do mundo, o FIRST Championship, que aconteceu nos Estados Unidos, teve um representante brasileiro no primeiro pelotão de classificação final. A equipe Taubatexas #7459, formada por alunos da rede pública de Taubaté, abocanhou o 28º lugar entre um total de 67 competidores.

Chamada de “Copa do Mundo da Robótica” pelo formato de disputa, a FIRST Championship acontece anualmente em abril. Nesse ano, o evento aconteceu no Minute Maid Park em Houston, no Texas. A FIRST mantém parcerias com a Lego e e conferências de robótica no mundo todo para fomentar o desenvolvimento de projetos de robótica e tecnologia.

O Taubatexas #7459 é formado por 18 alunos de três escolas estaduais da região: Escolas Estaduais Amador Bueno da Veiga, Jacques Felix e Newton Câmara Leal Barros. Orientados por três engenheiros, eles estudam robótica há menos de um ano e alcançaram resultados impressionantes em competições internacionais, ficando em 1º lugar nas eletivas regionais, em março, na cidade de Little Rock, no Arkansas, também nos Estados Unidos.

A E. E. Amador Bueno da Veiga é parte da PEI – Programa de Ensino Integral – e também sede das reuniões, feitas no contraturno escolar. “Os pais e a comunidade ficaram animados com os projetos e estão apoiando os alunos”, cita Juraci Santana, diretora da unidade.

Para Rodrigo Furtado, um dos mentores do projeto, só a experiência e participação já é um fator motivacional para a continuidade do projeto. “A experiência de disputar uma competição internacional é única para os alunos. Eles têm a oportunidade de conhecer gente nova, ter contato com outro idioma”, explica.