segunda-feira, 10/01/2005

Alunos da telessala de Jundiaí recebem certificado do ensino médio

Na última quinta-feira, dia 6 de janeiro, 78 alunos do Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos receberam seus certificados de conclusão. Estes estudantes são funcionários do Hospital de […]

Na última quinta-feira, dia 6 de janeiro, 78 alunos do Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos receberam seus certificados de conclusão. Estes estudantes são funcionários do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e cursaram a telessala na Escola Estadual Conde do Parnaíba, próxima ao hospital. A Telessala é um projeto de Educação de Jovens e Adultos que oferece cursos supletivos correspondentes ao Ciclo II (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, com atendimento individualizado e presença flexível.

A cerimônia contou com a presença do dirigente regional de Ensino, Prof. Onofre Martins, da diretora administrativa do Hospital São Vicente, Simone Monteiro Marques Siqueira, representando o superintendente do Hospital, dr. Marco Antonio Paes de Freitas, da supervisora de Ensino, profa. Jussara Palmesan Damasco, da assistente técnico pedagógica, profa. Ilda Aparecida Ferreira, e da gestora de RH do Hospital, Maria Zuleide Lins.

Para o dirigente regional de Ensino, professor Onofre Martins, a parceria entre a Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí e o Hospital São Vicente possibilitou a oportunidade aos funcionários de aprimorar e concluir sua formação educacional.

TELESSALAS – O projeto é desenvolvido em classes de escolas e em postos da comunidade, vinculados a uma Diretoria de Ensino. O atendimento das telessalas caracteriza-se pela apresentação da teleaula, pela presença do Orientador de Aprendizagem que acompanha a apresentação dos vídeos e instrui os alunos e pelo material didático impresso.

Os objetivos do projeto são proporcionar a jovens e adultos com defasagem de série, alternativas escolares diferenciadas e adequadas aos seus interesses, condições de vida e trabalho e oferecer uma modalidade de ensino baseado em uma concepção pedagógica que possibilite a progressão contínua dos estudos, com atendimento individualizado e presença flexível, favorecendo a retomada do processo de escolarização de jovens e adultos.

No 1º semestre ano de 2004 a Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí teve 4202 alunos matriculados nessa modalidade de ensino e no 2º semestre, 3.748 alunos. Para o 1º semestre de 2005, 3.862 alunos inscreveram-se nas telessalas que serão ministradas em 40 escolas desta Diretoria, totalizando 80 salas.

Egle Cisterna