• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 10/02/2017
Pais e Alunos

Alunos dão os primeiros passos no esporte em escolas da rede estadual de SP

No último ano, foram mais de 70 medalhas na Paralímpiada e Jogos Escolares

Para se tornar um atleta profissional é preciso anos de treino e dedicação. Por isso, um grupo de crianças e jovens matriculados em escolas da rede estadual de São Paulo já cumprem uma rotina de exercícios físicos e estudos. Atletismo, basquete e futebol são as modalidades com mais esportistas mirins. Os resultados já apareceram: em 2016, foram mais de 70 medalhas na Paralimpíada e Jogos Escolares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É o caso de Tiago Cesar Castro. O aluno da E.E. Professora Maria Pia Silva Castro, de Franca, já é uma estrela local. O basquete entrou na vida dele na escola, virou divertimento e hoje é levado a sério. Tiago defende a cidade no time sub-18 e foi um dos escolhidos para desfilar com a tocha olímpica durante a passagem por Franca no ano passado.

Já na E.E David Zeiger, da zona sul da capital, o atletismo é o esporte favorito da turma e lidera o quadro de medalhas. Foram mais de 15 na modalidade na última edição dos Jogos. O sucesso é tanto que, além das aulas de Educação Física, cinco alunos treinam pelo menos três vezes por semana nos centros de excelência da capital paulista. Larissa Santos é uma das alunas-atletas e treina há mais de 3 anos. Ela coleciona 2 medalhas de bronze nos Jogos Escolares e planeja um dia chegar a representar o Brasil em uma Olimpíada.

Arnaldo Rocha, professor de Educação Física da unidade destaca a importância de estimular a prática do esporte desde cedo. “Ver essas crianças se transformando em atletas é uma das minhas maiores satisfações. Todos eles se destacaram de alguma forma durante as aulas e hoje entendem que podem ir mais longe”.

Esporte na rede estadual

O currículo de Educação Física na rede é amplo e inclusivo. Indo além dos esportes tradicionais, as aulas abordam também outras culturas do movimento, como a dança e as artes marciais. Embora esportes como basquete, vôlei e futebol sejam as modalidades favoritas dos estudantes, as escolas também desenvolvem categorias adaptadas para promover a inclusão de alunos com ou sem deficiência.