quarta-feira, 05/12/2007

Alunos de Caieiras são os campeões de matemática do Estado

Secretaria de Estado da Educação elegeu alunos que mais sabem da matéria; em 2008 jornada será em todas regiões do Estado A Secretaria de Estado da educação acaba de eleger […]

A Secretaria de Estado da educação acaba de eleger os campeões de matemática de São Paulo. São cinco alunos, todos de escola estadual da Diretoria de Ensino de Caieiras, na Grande São Paulo, que hoje, quarta-feira, 5 de dezembro, disputaram, com outros 25 estudantes, a final da 1ª Jornada de Matemática do Estado.

Os cinco alunos (veja nomes abaixo), da Escola Estadual Paulo Cardoso de Azevedo, concorreram com cerca de 83 mil alunos de 4 a série do Ensino Fundamental da rede estadual, que desde o primeiro semestre entraram na disputa. Pela primeira vez São Paulo organizou uma “competição” entre alunos para ensino de matemática. Movimentaram-se 27 Diretorias de Ensino da Grande São Paulo, 501 escolas e 2084 classes de 4ª séries do Ciclo I. Formaram-se grupos de cinco alunos, mas com uma determinação: os grupos deviam ter alunos com mais e menos aptidão em matemática.

A jornada foi idealizada para proporcionar uma abordagem lúdica do ensino da matemática, com objetivo de desmistificar a linguagem como inacessível e de difícil compreensão. Teve como principais focos: estímulo e envolvimento dos alunos em atividades cooperativas, realizadas em classe, voltadas para diferentes formas de calcular; desenvolvimento de estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações (tabuadas, propriedades das operações); desenvolvimento de atitudes de confiança para resolver problemas numéricos cotidianos; criação de um ambiente favorável ao ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Em todas as 27 regiões foram realizadas seletivas da Jornada, durante todo o ano. Os cinco alunos da equipe vencedora receberão um computador, um acervo de livros e um passeio cultural. Estes dois últimos serão, também, para o respectivo professor-orientador durante toda a jornada, A escola da equipe vencedora receberá uma copiadora e material de recreação para uso dos alunos. As seis equipes finalistas e os respectivos professores-orientadores receberão menção honrosa e serão contempladas com acervo de livros e um passeio cultural.

Secretaria amplia jornada

A partir do próximo ano a Jornada de Matemática do Estado será realizada em todas as Diretorias Regionais de Ensino, ou seja, em todas as regiões de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador José Serra e pela secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, durante a final de hoje.

“É uma jornada que deu certo. Os alunos aprenderam muito durante a competição. Por isso vamos levá-la para todo o Estado já a partir do próximo ano”, afirma a secretária Maria Helena.

Campeões:

Bruna dos Santos Silva, Luísa Oliveira Araújo, David Emmanuel Santos da Silva, Jefferson Aparecida Alves Rodrigues, Victor Hugo Souza dos Santos.