Nesta terça-feira, dia 2 de julho, quatrocentos alunos do ensino médio da rede estadual da Diretoria de Ensino da região de Campinas Leste assistem a apresentações do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da rádio e TV Cultura dentro do projeto Sinfonia – Concertos para Jovens, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. As apresentações ocorrem no Centro Cultural Evolução (Rua Regente Feijó, 1.087, Centro), em dois horários: às 10h30 e às 14 horas.
O Quinteto de Cordas da Sinfonia Cultura, formado pelos músicos Uwe Kleber (violino I), Glaucia Peruchi (violino II), Hector Pace (viola), Gustavo Lessa (violoncelo) e Thibault Delor (contrabaixo), apresentará peças de L. Boccherine, T. Albinoni, W. A. Mozart, M. A. Charpentier, J. S. Bach e Beatles.
O Projeto Sinfonia – Concertos para Jovens é uma realização da Secretaria de Estado da Educação e da Fundação Padre Anchieta, com o objetivo de levar a alunos da rede estadual de ensino a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica, alargando seus horizontes culturais. Segundo o secretário de Estado da Educação de São Paulo, Prof. Gabriel Chalita, o governo do Estado entende que a arte, é sem dúvida, parte integrante do vasto processo de aprendizagem. “Ela capacita o estudante uma vez que desenvolve características essenciais à construção de sua a personalidade, como a criatividade, o raciocínio lógico, a expressividade, a sensibilidade e tantas outras características essenciais ao sucesso de sua vida pessoal e profissional. Portanto, a música é um importante instrumento de inclusão social, afastando os jovens das drogas e da violência.”
Neste ano, o projeto compreende 48 concertos, sendo 12 deles com a orquestra sinfônica em sua formação completa (60 músicos), 18, com orquestra de câmara (23 músicos) e 18, com grupos de câmara (até 10 músicos), com a meta de atingir 30 mil estudantes do ensino médio em todo o Estado.
As apresentações, iniciadas com o lançamento oficial do projeto edição 2002, no dia 22 de maio, em Aparecida, já beneficiaram mais de 10 mil alunos das Diretorias de Ensino das regiões de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Roque, Bragança Paulista e Limeira. Até agosto, estudantes das Diretorias de Ensino de Itapetininga, Sorocaba, Capivari e Campinas Oeste assistirão aos concertos. De agosto a novembro, as apresentações serão dirigidas a alunos da região metropolitana da Grande São Paulo.