• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/03/2014
CEL

Alunos de Centro de Línguas conquistam certificado internacional de inglês

Dez estudantes realizaram gratuitamente a avaliação TOEFL JR e conquistaram os certificados

Conquistar um certificado internacional de proficiência em inglês é garantia de boas oportunidades no mercado de trabalho. Essa é a experiência que dez alunos dos Centros de Estudo de Língua (CEL) da região de Jaboticabal irão experimentar após obterem o certificado TOEFL JR, avaliação utilizada para comprovar os conhecimentos do idioma de estudantes em todo o mundo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os dez alunos ganharam gratuitamente as licenças para realizar a prova, que normalmente custa R$ 268. A ação foi idealizada pelo professor coordenador de Núcleo Pedagógico de Jaboticabal Lindomar Oliveira, que contou com o apoio da Educational Testing Services (ETS), instituição que aplica o teste.

O professor conta que depois de fechar a parceria contou também com a parceria dos professores de inglês dos Centros de Estudo de Línguas da região. Os educadores falaram sobre a prova aos alunos e realizaram atividades para prepará-los para a avaliação.

Viagem

Os dez alunos, que estudam inglês nos centros de línguas das escolas estaduais Aurélio Arrôbas Martins, de Jaboticabal, e Dr. Paraíso Cavalcanti, de Bebedouro, viajaram a São Paulo para receber os certificados, em evento que contou com a presença de representantes da Secretaria da Educação e do Consulado Americano.

“Ver a satisfação dos alunos em receber o certificado foi muito gratificante. Acredito que a nossa função como educadores é propiciar um aprendizado significativo, é isso que me faz cada vez querer fazer melhor o meu trabalho”, revela o idealizador da ação, professor Lindomar Oliveira, que também participou da cerimônia.

Além da alegria de conquistar um certificado que terá grande importância em seu futuro, a aluna Carolina da Silva animou-se em visitar, pela primeira vez, a capital do Estado. “Foi muito legal conhecer São Paulo, que é uma cidade muito diferente do que eu estou acostumada a ver. Tem muitos prédios, muitos carros é bem agitada. Eu gostei muito”, comenta a jovem, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na E.E. Dr. Paraíso Cavalcanti, em Bebedouro.

Para ela, que estudou inglês durante um ano no Centro de Línguas da unidade, a conquista do certificado internacional irá abrir portas. “Vou colocar no meu currículo e, com certeza, será importante para conseguir um emprego melhor”, explica.

A iniciativa mostra-se também importante para mensurar a qualidade do ensino oferecido pelos Centros de Línguas, de acordo com Neide Gaspar, do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional. “Pela primeira vez, podemos comprovar por meio de certificação internacional a qualidade do ensino de inglês no CEL”, explica Neide.

Centros de Línguas

O estudante pode aprender gratuitamente um novo idioma, em turno diferente ao das aulas regulares, em um dos 224 Centros de Línguas da rede estadual. Em 2013, foram atendidos cerca de 68 mil alunos em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês, mandarim e inglês. Em 2014 a expectativa é atender 75 mil jovens.