Às vésperas da Copa do Mundo, alunos e professores do Centro de Línguas da E.E. Fadlo Haidar, zona leste de São Paulo, têm trabalhado intensamente para aperfeiçoar o conhecimento em idiomas como inglês e espanhol. Desde 2012, a unidade está envolvida no projeto Copa do Mundo: alunos do CEL em contexto profissional multilíngue.
De acordo com a coordenadora do Centro de Línguas da unidade, Julieta Maria de Oliveira Serra, a proximidade da escola com o estádio de Itaquera motivou toda a comunidade escolar a investir no projeto de capacitação, que será finalizado ainda este ano.
“Quis estudar japonês porque além das questões culturais, que me interessam muito, eu tenho ascendência na família e também tenho interesse nas vagas de emprego que vão surgir no período da Copa do Mundo”, conta a aluna Gabriela Yuki de Lima.
O projeto, que tem três anos de duração, capacita alunos dos cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês a falarem, lerem e escreverem. Para isso, o corpo docente do Centro de Línguas trabalha, principalmente, com interpretação de textos.
“Os alunos pesquisam, conhecem uma nova cultura e não interagem apenas na sala de aula. Eles acabam conhecendo o trabalho dos estudantes de outros idiomas, já que seis línguas participaram do projeto”, afirma o professor de espanhol da unidade, Paulo Elver.
“O que está acontecendo aqui é algo que não tem preço, é um sonho que está sendo realizado”, revela o aluno Felipe Mota Gonzaga.
Sobre os Centros de Estudo de Línguas
Os Centros de Estudo de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.
Em todo o Estado há 226 CEL em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.