• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 13/12/2011
Imprensa

Alunos de escola estadual em Itu aprendem sobre sustentabilidade com plantação orgânica

Projeto apresentou diversas práticas sustentáveis aos alunos e possibilitou maior contato com a natureza  A Escola Estadual Professor José Mota Navarro, localizada no Jardim Potiguaram, em Itu, já colhe os […]

Projeto apresentou diversas práticas sustentáveis aos alunos e possibilitou maior contato com a natureza

 A Escola Estadual Professor José Mota Navarro, localizada no Jardim Potiguaram, em Itu, já colhe os resultados de um projeto iniciado em setembro sobre sustentabilidade. Com a construção de uma horta e um minhocário, os alunos têm a oportunidade de acompanhar a produção de alimentos de maneira orgânica.

 Cerca de 70 alunos, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, participaram de todo o processo de criação da horta, incluindo o manuseio de instrumentos, como rastelo e sachos, e procedimentos, como a colocação de calcário para reduzir a acidez do solo e a compostagem dos sulcos para então realizar o transplante das mudas.

 Foram plantadas verduras, legumes e flores. Os rabanetes foram os primeiros a serem colhidos e saíram da horta diretamente para a cozinha da escola, a serem incluídos na merenda.

 Como parte do projeto, foi construído um minhocário na unidade de ensino. Ao mesmo tempo em que o sistema produz matéria orgânica para os canteiros, também absorve os resíduos da cozinha, como cascas de alimentos.

 O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itu. A perspectiva para 2012 é de incluir mais alunos e aumentar o número de canteiros.