• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 12/05/2015
Pais e Alunos

Alunos de escolas estaduais se transformam em atores de teatro

Jovens "protagonistas" farão 30 apresentações que percorrerão 15 unidades de ensino da capital

Com o objetivo de ampliar o acesso à arte no dia a dia dos estudantes da rede estadual, a Educação leva para as escolas a peça “Meu mundo preto e branco”, encenada pelos próprios estudantes, com roteiro a partir da realidade de cada um do elenco. A peça percorrerá 15 unidades de ensino da capital, com roda de debates ao final de cada apresentação. A próxima está marcada para essa quarta-feira, 13, na E. E. Infante Dom Henrique.

A companhia de teatro Os Satyros, em parceria com a Educação, selecionou os 10 alunos para participar da peça. Com idades entre 16 e 18 anos, os estudantes terão aulas para iniciação em artes cênicas, interpretação, cenografia e figurino, corpo e voz e sonoplastia. Os participantes foram incentivados a refletir sobre temas como questões de gênero, raça e etnia, sexualidade, cultura e urbanidade, tudo em prol da criação do espetáculo.

Com a proposta de aproximar as comunidades das escolas, o projeto vai oferecer 30 apresentações na rede estadual. “Nós atuamos para que as escolas, alunos e professores sejam protagonistas da democratização do acesso à cultura, um mecanismo fundamental”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.