quinta-feira, 16/11/2023
Destaque

Alunos de Ibiúna realizam plantio de araucárias após se destacarem em concurso da Embaixada da França

Grupo realizou pesquisa sobre a importância das florestas de araucárias para a região; cidade também recebeu uma exposição de quadrinista francesa sobre sociedades pré-colombianas

Alunos de francês do Centro de Estudos de Línguas (CEL) Maria Angerami Scalamandré, em Ibiúna, realizaram nesta quinta-feira (16) o plantio de seis mudas de araucárias na Rodovia Bunjiro Nakao. Em setembro, o grupo se destacou no concurso FrancoEcolab, da Embaixada da França no Brasil, com uma pesquisa na língua francesa sobre a importância das florestas de araucárias e o risco de extinção da árvore.

“Ibiúna é um município conhecido por seus parques ecológicos e reservas naturais, então definitivamente foi fácil para os alunos trabalharem o tema. Por outro lado, há também a necessidade de tocar no assunto da extinção das araucárias, árvore que é muito comum na região”, explica a professora de francês do CEL Scalamandré de Ibiúna, Mayara Marcondes Santana.

Além da produção de uma pesquisa sobre as araucárias na região, o grupo de cinco alunos fluentes em francês também gravou um podcast sobre o tema. A posição de destaque do grupo garantiu a passagem da exposição “Em busca da Amazônia esquecida”, da quadrinista francesa Laure Garancher, pelo município de Ibiúna, contando inclusive com a presença de interlocutores da embaixada na sua abertura, no dia 13 de novembro.

Alexsander Valdez Pereira, estudante da 3ª série do Ensino Médio da E.E. Professor Roque Bastos, conta como foi falar sobre uma realidade brasileira em um desafio proposto em outra língua, e atribui ao ensino oferecido no CEL Scalamandré como responsável pelo feito conquistado. “É muito bom poder ir além das regras gramaticais e a norma culta da língua estrangeira, e o CEL proporciona isso”, ressalta o estudante.

Em busca da Amazônia esquecida

A exposição “em busca da Amazônia esquecida”, baseada no livro de mesmo nome, é gratuita e fica na biblioteca municipal de Ibiúna até o dia 20 de novembro. O acervo, que retrata histórias das sociedades pré-colombianas na Amazônia, conta 13 painéis e circulará por várias cidades brasileiras participantes do FrancEcolab.

Quando: 13 até 20 de novembro

Onde: Biblioteca Municipal de Ibiúna, “Monteiro Lobato” (rua Zico Soares, 53-133)