• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/12/2023
Notícia

Alunos de Lucianópolis são destaques em Olimpíada Nacional em História do Brasil

Oito equipes da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil conquistaram medalhas de ouro, bronze e cristal

Das 13 equipes da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil que participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), oito delas garantiram medalhas de ouro, bronze e cristal para a cidade de Lucianópolis, localizada na região da Diretoria de Ensino de Bauru.

A Olimpíada Nacional sobre História do Brasil é organizada de forma online e desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em uma abordagem interdisciplinar com os conteúdos de geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades, idealizada para estudantes de escolas públicas e privadas desde 2021. A prova, realizada entre 23 de outubro e 18 de novembro, é realizada em equipes compostas por três estudantes e um professor orientador.

Em quatro semanas de competição, com quatro fases no total, os estudantes receberam questões de análise de documentos e tarefas. Nessa 3ª edição, na tarefa discursiva, os alunos foram convidados a refletir sobre formas de violência de gênero, que geram silenciamentos e situações humilhantes.

Cada equipe da Escola Estadual Professora Célia Primo Calil, localizada em Lucianópolis (SP), selecionou um relato de alguém que foi vítima dessa forma de violência. Em seguida, comparou situações semelhantes no Brasil e no mundo, analisou as raízes históricas e apresentou propostas de solução para a desconstrução dessa forma de preconceito. O trabalho contou ainda com uma parte visual, pautada na seleção ou produção de imagem sobre o tema.

Segundo a professora Carla Izabel Amaro Brólia, orientadora das treze equipes pertencentes à escola, os alunos puderam desenvolver a atitude historiadora, diretriz presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista. “A atitude historiadora passa pela identificação, comparação, contextualização, análise e interpretação das fontes”, explica a professora.

A EE Célia Primo Calil contou com treze equipes do Ensino Fundamental e Médio, oito delas alcançando a fase final da competição. Após semanas de discussão e trabalho em sala de aula e em reuniões online no contraturno, o resultado se consolidou em duas medalhas de ouro e uma de bronze no Ensino Médio e duas medalhas de ouro e uma de bronze também no Ensino Fundamental. Para a aluna Ana Lívia Cordeiro, uma das medalhistas de ouro do 7º ano do Ensino Fundamental, “a experiência foi muito boa e consegui pesquisar muito”. “Conversei com várias pessoas para a Olimpíada e foi muito importante para mim”, comenta a aluna Lara Tavares Garcia, do 7º ano do Ensino Fundamental, outra medalhista de ouro na competição.

Como incentivo à formação de novos pesquisadores, o projeto vai oferecer 30 bolsas de iniciação científica júnior para alunos de equipes de escolas públicas medalhistas segundo a sua pontuação, sendo quinze para o Ensino Fundamental e quinze para o Ensino Médio.

Para a ex-aluna da unidade de ensino de Lucianópolis, Rafaela Borborema Pereira, participar das edições da Olimpíada despertou interesse acadêmico pela área, levando-a a ingressar no curso de História da Unicamp. “Participar da Olimpíada de História durante minha educação básica funcionou como a primeira vez em que eu me senti interessada e integrada em uma atividade escolar por completo, o que me motivou a aprender a pesquisar e a desenvolver uma interpretação mais crítica”, complementa.

Os medalhistas de ouro na competição foram: Ana Lívia Cordeiro, Lara Tavares Garcia e Manuelly Gomes de Freitas (7º ano EF); Ana Clara Martins Barbosa, Renan Flores de Almeida e Paola da Silva Galindo (8º ano EF); Anghel Gomes da Silva, Matheus Ferreira dos Santos e Renan Antônio Zapater (1ª série EM); Ághata de Andrade Almeida, Yasmin Claro Toledo de Oliveira e Júlia Monteiro Greatti (2ª série EM).

Já os ganhadores da medalha de bronze foram Dérik Hubner Credêndio dos Santos, Luiz Mantovanelli Neto e Maria Fernanda Arruda Hubner (9º ano EF); Gabriella Perciliani Souza Reis, Kaike Magalhães Ribeiro, Larissa Cristina Moraes Gomes, Luís Felipe Francisco Coelho, Mirelly Vitória Soares da Silva e Yago Henrique Fernandes Ferreira (1ª série EM).

As medalhas de cristal na EE Célia Primo Calil ficaram com Keren Julia Souza da Silva e Lívia Arantes de Camargo (7º ano EF) e Heloisa Carneiro Rosa (8º ano EF).