Quatro alunos do Ensino Médio da E.E. Gentila Guizzi Pinatti, na região de Votuporanga, foram destaques na redação do Enem. Agnaldo, Ana Paula e Gabriela tiraram notas acima de 840. Já Amanda D’Auricio foi além e conquistou 940. Em 2016, o tema da prova era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. De acordo com o Ministério da Educação, a média registrada na última edição da prova foi entre 501 e 600 pontos.
Para chegar tão perto do topo, foi preciso dedicação e muita prática. Além de conhecer diferentes estruturas de texto, as turmas da 3ª série eram incentivadas a entregar pelo menos uma redação por semana.
“Eu entendi que não precisamos escrever de forma engessada. Cada um aprende qual é o seu jeito de produzir”, conta Amanda. No exame, a aluna defendeu a importância de grandes líderes religiosos não utilizarem a influência para manipular negativamente as pessoas.
Outra estratégia adotada pela unidade foi a apresentação de seminários. Há 12 anos na diretoria da escola, Isabel Cristina percebeu que apenas o domínio da escrita não é fundamental. Por isso, a escola investe em encontros e debates. Assim, os alunos podem conhecer mais a fundo os temas e elaborar argumentos.
“Focando no vestibular, eu pedi que os professores exigissem redação dos alunos todas as semanas. A sala de leitura, com certeza, é outra grande aliada, já que o hábito da leitura ajuda bastante na hora de escrever”, afirma.