sexta-feira, 23/08/2013
Boas Práticas

Alunos propõem medidas sustentáveis em Conferência pelo Meio Ambiente

E.E. Moacyr Teixeira, no interior de SP, apresenta projetos para os elementos água, terra, ar e fogo

Divididos em grupos que representam os quatro elementos, os alunos da E.E. Dr. Moacyr Teixeira, em Estrela do Norte, interior de São Paulo, participam, na próxima quarta-feira (28), da “IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”. Na ocasião, os estudantes apresentarão propostas de sustentabilidade para cada um dos elementos – água, terra, ar e fogo. O grupo vencedor representará a escola na Conferência Regional.

Para a diretora da unidade, Mara Lucia da Silva, a iniciativa é importante para que os alunos possam discutir ideias e ações que beneficiem o meio ambiente. “A cada dois anos realizamos a conferência. O trabalho é voltado para os alunos do Ensino Fundamental, de 12 a 14 anos, assim eles já começam a desenvolver maturidade para discutir e idealizar projetos”, comenta.

Antes da data de apresentação dos projetos, na quarta-feira (28), a escola realizou a abertura do evento para mostrar o cronograma e como seriam divididas as atividades. Além disso, uma reunião que teve como objetivo discutir as dinâmicas dos elementos e dar orientações para a elaboração do projeto foi realizada na escola.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A comunidade escolar e local, parceiros e profissionais da Divisão Municipal do Meio Ambiente estão entre os convidados para assistir as apresentações.

A votação acontece em plenária pelos próprios alunos da escola. São eles quem elegem o melhor projeto. “Tanto os alunos do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio participam da votação, assim eles ficam por dentro do que está acontecendo e escolhem o melhor projeto apresentado pelos grupos”, explica a diretora.

O trabalho vencedor irá representar a escola na Conferência Regional, que deve ser realizada até 06 de outubro. O local para a realização do evento será divulgado em breve.

Conferência na rede

Em outras escolas e cidades, a Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente também movimentou a comunidade escolar.  Em São José dos Campos, a E.E. Doutor Rui Rodrigues Dória também promoveu um encontro para eleger o projeto que concorrerá na etapa regional.

Os estudantes do Ensino Fundamental da unidade formularam uma árvore diferente. No lugar das flores, sonhos representavam os objetivos dos alunos para valorizar o ambiente escolar, preservar o meio ambiente e melhorar a cidade. Saiba mais.