• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/05/2020
Boas Práticas

Alunos escrevem raps inspirados por aula do Centro de Mídias de São Paulo

Estudantes do 4º ano da zona leste da capital criaram suas próprias letras após estudo virtual do gênero musical

“O coronavírus veio para destruir
mas nós temos fé que não vai conseguir
Ficar em casa de quarentena é um problema
Liga a TV arruma a antena
Na TV não para de crescer
o número de casos, mas nós iremos vencer
Com fé em Deus tudo vai passar
E logo mais vamos nos abraçar”

Esse rap é uma composição original de Gabriel Raad, aluno do 4º ano da escola estadual Alvino Bittencourt, da zona leste da capital. Ele e seus colegas de turma criaram letras do gênero musical como tarefa após uma aula do Centro de Mídias de SP sobre a cultura Hip Hop.
Na aula online os alunos aprenderam que o Rap teve origem no Repente e outras curiosidades do canto falado.

Foi a partir desta aula que as professoras de língua portuguesa e linguagens artísticas da unidade elaboraram a tarefa para os alunos, que deveriam escrever suas próprias letras e gravarem um vídeo as apresentando. “Estamos com um retorno de ensino e aprendizagem com as aulas à distância bem satisfatório dos nossos alunos,” afirmou Simone Lopes Guidorizzi, diretora da escola.

Outro aluno que virou compositor foi o Felipe Navarro, que escreveu seu rap em homenagem a cachorrinha Julieta, que também participou do vídeo. Ele relatou que apesar da espontaneidade durante a apresentação teve algumas dificuldades. “Eu me senti apreensivo por interpretar e tive que ler e ensaiar bastante”

“A experiência foi excelente, interagimos, ensaiamos, foi divertido. Ele adorou e eu também, porque não tem tanta pressão. [..] Estamos nos esforçando ao máximo, ele tem se dedicado e feito as tarefas.” Relatou o pai do aluno, Rodrigo, que participou da tarefa como cinegrafista.

A escola estadual Alvino Bittencourt faz parte do Programa de Ensino Integral e uma das suas características é o trabalho em regime colaborativo interdisciplinar. A unidade, como todas as do Estado, não está realizando aulas presenciais, mas no retorno já pretende organizar uma apresentação com toda a turma.