terça-feira, 25/10/2011

Alunos de escola da zona leste expõem telas no Poupatempo Itaquera

Os 20 trabalhos inspirados em obras de artistas consagrados ficarão à mostra até o próximo sábado Obras de Aldemir Martins, Romero Britto e Fernando Botero são a inspiração das 20 […]

Obras de Aldemir Martins, Romero Britto e Fernando Botero são a inspiração das 20 telas que alunos da Escola Estadual Professor João Ramacciotti, situada na zona leste da capital, expõem no Poupatempo Itaquera até o próximo sábado, 29 de outubro.

Para montar a mostra “Liberdade de Pintar IV”, 80 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, com idades entre 16 e 18 anos, pesquisaram a obra dos artistas em sala de aula. Depois de uma exibição interna na escola, foram selecionados os trabalhos de 20 alunos para exposição no Poupatempo Itaquera. Entre as obras, feitas em óleo sobre tela, as figuras de peixes e as cores vibrantes de Romero Britto se destacam.

A professora de arte Cristina do Nascimento conta que desenvolve o projeto com classes da 2ª série do Ensino Médio há quatro anos e, a cada nova turma, vê a empolgação da estreia entre tintas e pincéis se repetir. Segundo ela, “o resultado positivo se reflete inclusive fora da escola, na relação de respeito que os alunos estabelecem com a arte”.

O estudante Valmir Pereira de Sousa, 18 anos, gostou tanto da experiência que dedicou um tempo extra para ajudar na exposição, desde a escolha das molduras até a montagem. Agora ele conta que tem orgulho de ver seu quadro exposto para o público. “Dá prazer de fazer. Fico feliz em ver as pessoas olhando a minha tela e os quadros dos meus amigos e comentando, achando bonito”, relata.

Wagner Kusznir, 17 anos, ficou fascinado com a pintura. “Foi incrível. Eu normalmente sou agitado e quando pinto me sinto calmo”, diz o estudante, que escolheu Aldemir Martins como inspiração, por se identificar com os gatos presentes na obra do artista paulista.

Rafael Geraldo Grigório, 16 anos, já havia pintado antes, mas nunca tinha participado de uma exposição. “É gratificante ser reconhecido pelo trabalho feito”, descreve. O aluno, fã de Botero, já finalizou mais duas telas e pretende continuar pintando.

A mostra pode ser vista até o próximo sábado. De terça a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, na Ala Azul do Poupatempo Itaquera, localizado na Avenida do Contorno, 60.

As fotos da exposição podem ser vistas no Flickr da Secretaria de Estado da Educação.