terça-feira, 29/08/2017

Alunos que se destacaram na região de São Carlos recebem medalha e certificado

Os estudantes passarão um dia no campus da USP e terão a experiência de como é ser universitário

Nesta terça-feira (29), o secretário da Educação José Renato Nalini participa da cerimônia de certificação e premiação dos alunos destaques da Diretoria de Ensino de São Carlos. Na ocasião, será divulgado o ‘Vem pra USP!’ na região, pelo pró-reitor de graduação Antônio Carlos Hernandes. O Coral da USP encerrará o evento.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A solenidade faz parte do projeto “Universitário por um dia”, quando cerca de 300 alunos passarão todo o período no campus da universidade. Eles também terão um almoço oferecido pela USP, com visita guiada a todas as dependências, onde participarão de diversas atividades preparadas especialmente para eles.

Sobre as Certificações e Premiações

Receberão medalhas e certificados os alunos e as alunas que foram destaques nas seguintes ações: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016; Parlamento Jovem São Carlense; Parlamento Jovem Ibateense; Parlamento Jovem Brasileiro; Câmara Jovem; Plenária do Estudante; Olimpíada Brasileira de Robótica – Fase Estadual; Jogos Estaduais do Estado de São Paulo; Concurso de Redação do Hospital do Câncer de Barretos; Concurso de Desenho da Gestão Democrática – Mascote; Feira de Ciência e Tecnologia – USP São Carlos; Concurso Lygia Fagundes Telles; Fórum Arteris da Juventude.

Sobre o VEM PRA USP!

Protocolo assinado com a Secretaria da Educação em 19 de junho deste ano, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação, buscando reunir esforços com parceiros estratégicos para incrementar a comunicação e o diálogo com as escolas públicas de todo o estado de São Paulo.

Os objetivos são despertar e estimular o interesse dos alunos pela USP, dar maior visibilidade ao processo de ingresso nos 177 cursos de graduação, aumentando a inclusão social por meio da valorização e difusão do conhecimento.

O programa foi concebido para ser implantado em etapas, de maneira que se possa avaliar as ações e reorientar as atividades, se necessário, levando aos alunos, especialmente os de ensino médio, oportunidades para a formação em ensino superior e, mais recentemente, sobre carreiras profissionais.

Alunos matriculados no Ensino Médio da rede estadual terão ingresso imediato a uma lista de cursos de graduação ou poderão acumular pontos para o vestibular tradicional da Fuvest.
A parceria entre Secretaria da Educação e Pró-reitoria da Universidade de São Paulo (USP) irá facilitar acesso de alunos da rede na instituição. Após processo seletivo, candidatos com melhores resultados serão selecionados para o programa.