sexta-feira, 25/10/2013
Imprensa

Alunos surdos e ouvintes da rede estadual podem fazer inscrição para o curso online de LIBRAS até segunda-feira

Prazo de matrículas para estudantes da Secretaria da Educação termina dia 28 de outubro e no total são 4 mil vagas para as aulas gratuitas As inscrições para um curso inédito, gratuito e online de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) terminam na próxima segunda-feira, dia 28. No total, a Secretaria da Educação do Estado oferece […]

Prazo de matrículas para estudantes da Secretaria da Educação termina dia 28 de outubro e no total são 4 mil vagas para as aulas gratuitas

As inscrições para um curso inédito, gratuito e online de linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) terminam na próxima segunda-feira, dia 28. No total, a Secretaria da Educação do Estado oferece quatro mil vagas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Mais informações estão no Portal da Educação: www.educacao.sp.gov.br.

Para os interessados que já fizeram o cadastro, as aulas virtuais começaram no último dia 10 de outubro. Os novos participantes podem adequar o cronograma de aulas à rotina.

O objetivo do curso de LIBRAS é proporcionar as aulas acessíveis de qualquer computador para os alunos com e sem deficiência auditiva. A ação faz parte da política inclusiva da Secretaria adotada por todas as unidades de ensino.

O curso foi elaborado pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp) da Secretaria que já atua com a temática acessibilidade. Em julho, foi lançada uma plataforma para aulas de inglês online, voltada a estudantes cegos e surdos. O conteúdo foi todo disponibilizado com recursos de acessibilidade, com vídeos com audiodescrição e também janelas em libras.

        “A proposta do novo curso virtual de LIBRAS é que alunos surdos e ouvintes trabalhem em duplas. As aulas, que acontecem com toda supervisão, são para que ambos aprendam a falar o idioma da inclusão, adquirindo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e também da Língua Portuguesa”, afirma a coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina.

 

        Os participantes do novo curso de LIBRAS terão acesso a avatares em 3D que reproduzem situações do cotidiano – como passeio em shoppings, aulas de educação física, festas em casas noturnas – e auxiliam o aprendizado dos participantes. As aulas contam ainda com vídeos interativos gravados com alunos com deficiência auditiva e ouvintes da rede estadual, além de professores e funcionários.

 

        O curso oferece suporte técnico e o acompanhamento de tutores durante todo o período de aulas. O Portal da Educação elaborou um material de apresentação da nova plataforma que reúne todas as informações: veja aqui.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Assessoria de Comunicação e Imprensa 
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020
www.educacao.sp.gov.br  www.facebook.com/educasp

www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp