“Estudamos muito sobre o tubarão azul, cavalo marinho e a baleia jubarte”, conta orgulhoso Felipe Rodrigues Melo da Silva, aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da E.E. Hermínia Gugliano, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
O aprendizado é reflexo do projeto Animais do Mar, desenvolvido com o apoio do material pedagógico do programa Ler e Escrever.
A professora Isabel Cristina Ribeiro Rambourg é quem estimula as crianças. Após todos participarem de uma leitura compartilhada, Isabel dá a lição de casa: “Escolham um animal e pesquisem sobre ele em casa usando outras fontes de informação”.
Sarah de Oliveira Francisco usou revistas e a internet. Com criatividade, desenhou um cavalo marinho para expor o que aprendeu. “Um cavalo marinho pesa de 50 à 100 gramas e tem um comprimento de 2 à 60 centímetros. O que achei mais legal é que o macho carrega os filhotes e não a fêmea”, explica ao lado do seu trabalho.
“Com os materiais do Ler e Escrever, obtivemos uma direção de trabalho. Os professores investem tempo preparando a aula para subsidiar a formação do conhecimento”, disse Madalena Pallaretti Calcini, coordenadora pedagógica da E.E. Hermínia Gugliano
Investimentos
Por meio do programa Ler e Escrever, até julho de 2013, a Secretaria da Educação destinou 1,1 milhão de livros para 1.787 escolas da rede estadual, totalizando um investimento de R$ 5,4 milhões.
Além de escolas da rede, o Governo do Estado também contemplou 486 municípios que integram o Programa de Integração Estado e Município entregando 1,4 milhão de exemplares.
O programa Ler e Escrever, voltado para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios. Sua meta é garantir a aquisição da escrita alfabética e das competências necessárias para que as crianças possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas.