sexta-feira, 24/11/2017
Notícia

Aplicativo para catalogar espécies é grande vencedor do Concurso Desafios Sustentáveis

Premiação aconteceu na sede da Microsoft; vencedores ganharam notebooks e mentoria sobre desenvolvimento de apps

Um aplicativo para catalogar espécies de mamíferos foi o grande vencedor do concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo. Entre outras funcionalidades, o App Bions 3.0, criado pelo aluno Lucas Rafael Sant’Anna, da E.E. Valentim Gentil, de Itápolis, permite, ainda, que os usuários confiram a previsão do tempo atualizada a cada segundo. A premiação aconteceu na sede da Microsoft, em São Paulo, e contou com a presença dos 10 finalistas do concurso, do Chefe de Gabinete da Pasta, Wilson Levy, e parceiros.

Entre um imprevisto e outro, Lucas diz que contou com o apoio de sua professora orientadora e também de todos na escola em que estuda. “Meu computador queimou, mas a professora logo conseguiu outro na escola e pude concluir o meu trabalho. O segredo foi não ter desistido”, disse.

“Lucas é um aluno muito aplicado e gosta muito de tecnologia. E, dentro do currículo de Biologia, nós já trabalhamos a preservação da Mata Atlântica e dos demais Biomas, então foi muito fácil unir as duas coisas”, disse a professora que orientou o projeto, Lígia Fávero.

Em segundo e terceiro lugar ficaram os aplicativos Diversiquez e Eco Save, dos alunos das escolas Valois Scortecci, de Barretos, e Prof. Francisco de Souza Mello, de Mogi Cruzes, respectivamente.

O concurso envolveu 28 Diretorias de Ensino e recebeu cerca de 125 mil votos, dos quais 35 mil foram para o primeiro colocado. Todos os estudantes e professores receberam certificados de participação e os vencedores foram contemplados com notebooks e mentoria da Microsoft sobre desenvolvimento de aplicativos.

“Recentemente, aprovamos uma lei que permite o uso de celulares dentro das salas de aula com finalidade pedagógica, e esse trabalho que foi feito exclusivamente pelos alunos, pelos professores e pelas equipes pedagógicas vem somar à essa perspectiva, essa nova maneira de aprender. Aprender se divertindo. Aprender por meio da tecnologia”, disse o Chefe de Gabinete, Wilson Levy.

Atualizada em 28 de novembro de 2017, às 15h35.