• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/11/2005
Últimas Notícias

Apoitchá vence prêmio Itaú-Unicef de Educação e leva R$100 mil para a Paraíba.

O ator e embaixador da Unicef, Danny Glover (“Máquina Mortífera”), participou da cerimônia. O ator norte-americano Danny Glover, embaixador da Unicef, veio a São Paulo para a premiação do melhor […]

O ator e embaixador da Unicef, Danny Glover (“Máquina Mortífera”), participou da cerimônia.

O ator norte-americano Danny Glover, embaixador da Unicef, veio a São Paulo para a premiação do melhor projeto de educação inclusiva. Os paraibanos venceram 1.681 concorrentes com o trabalho realizado junto a jovens de 7 a 18 anos, vítimas de violência doméstica, na cidade de Lucena.

Além do parceiro de Mel Gibson na série “Máquina Mortífera”, a cerimônia de premiação teve a participação do secretário Gabriel Chalita, do vice-governador, Cláudio Lembo; da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Castro; Marie Pierre Porier (Unicef/Brasil) e Roberto Setúbal (Fundação Itaú Social). Ao todo, cerca de mil convidados participaram do coquetel da ultima segunda-feira (28), no Credicard Hall.

 

 

 

 

Apoitchá é a sigla da Rede Participativa-Associação de Apoio ao Trabalho Cultural, Histórico e Ambiental, da cidade de Lucena, na Paraíba.

Na edição deste ano, cujo tema foi “Educação e Participação: Tecendo Redes”, 1.682 Ongs de todo o país se inscreveram. Deste total, foram classificadas 30 finalistas e três receberam a premiação. O objetivo do trabalho, criado pela Unicef e pelo Itaú, é identificar e valorizar os projetos das entidades que desenvolvem ações sócio-educativas em benefício da escola pública. A iniciativa também conta com a parceria do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), e do canal Futura. A coordenação técnica é de responsabilidade do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária).

Em seu discurso, durante a premiação, o secretário Gabriel Chalita destacou a importância não apenas da realização de ações sociais, mas principalmente de sua divulgação para que possam ser replicadas. “Se não ousarmos na utopia, não mudaremos a realidade”, ressaltou.

O ator Danny Glover também destacou a importância de ações educativas. “A educação não é um mero processo de ensino em sala de aula. É um fator essencial para formação de cidadãos conscientes e participativos”.

Ana Lucia Venerando