O trabalho da secretaria em promover reuniões pacíficas mostrou para alguns ocupantes de escolas estaduais que o diálogo é a melhor forma de aumentar a participação da comunidade escolar no processo de reorganização. O diálogo entre a Educação e os estudantes já beneficiou 38 mil alunos que retomarão a rotina escolar em 38 unidades de ensino do Estado.
Na E.E. Leonardo Vilas Boas, em Osasco, um grupo de mães, que entendem que a reorganização trará benefícios para seus filhos, protagonizou o diálogo e a desocupação da escola.
“Estamos aqui para garantir o direito do nosso filho de estudar. Não entendo o motivo de ocupar uma escola em que a reorganização do governo irá melhorar o trabalho dos professores”, afirma Rosimeire Silva, uma das mães.
A Secretaria tem investido no diálogo permanente com alunos e comunidade escolar a fim de ampliar o espaço e a participação deles no processo de reorganização das escolas estaduais de São Paulo. As Diretorias Regionais de Ensino têm atuado junto aos estudantes para a liberação de escolas ocupadas e no restabelecimento das atividades letivas.
A reorganização das escolas proposta pela Secretaria visa a segmentação dos alunos por faixa etária, possibilitando que os alunos estudem em escolas dedicadas ao público da sua idade.