Uma das responsáveis pelo volume de doações foi a Gincana da Cidadania organizada pela Secretaria de Estado da Educação
A Campanha do Agasalho 2006, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, arrecadou 19.240.204 peças de roupas. O anúncio foi no encerramento da campanha, nesta quinta-feira, dia 27, no Palácio dos Bandeirantes, durante a cerimônia comandada pelo governador Cláudio Lembo e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), Renéa Lembo. A arrecadação deste ano bateu o recorde do ano passado, que alcançou 18 milhões de agasalhos.
O governador destacou que foram quase 20 milhões de peças, o que significa que metade da população do Estado doou. “Quem doa demonstra que tem consciência da solidariedade”, afirmou.
Ajuda que aquece
Renéa Lembo agradeceu a todos os que participaram da Campanha do Agasalho este ano, incluindo a participação das prefeituras do Estado, empresas públicas e privadas, doações individuais e órgãos de Governo. “Esse resultado mostra que a solidariedade e o respeito pelo próximo estão cada vez mais fortes no coração de todo paulista e paulistano”, afirmou.
Educação solidária
Exemplo disso foi a Gincana da Cidadania, realizada pela Secretaria Estadual de Educação. Um dos objetivos da ação foi promover a solidariedade entre alunos com atividades extracurriculares para incentivar e promover a cidadania com a arrecadação de roupas, cobertores, sapatos, meias e outras peças para a Campanha do Agasalho. Cada escola definiu as estratégias e ações para alcançar um melhor desempenho. Neste ano, o resultado alcançou mais de 4,5 milhões de peças doadas. A Gincana é promovida desde 2003 e é aberta a todas as escolas da rede estadual.
Para a secretária da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, a gincana integrou as atividades desenvolvidas durante a Campanha do Agasalho deste ano, como bailes, caminhadas, e outras ações. “Muitos dividiram o que tinham para doar à Campanha. Com esse mesmo empenho, conseguimos mostrar aos alunos e à população que pequenos gestos podem se transformar em grandes resultados”, concluiu.
O destino das doações
Os agasalhos arrecadados são entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas no Fussesp e também aos 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, e que normalmente não conseguem arrecadar o suficiente para atender a população mais carente. Das peças que já chegaram ao depósito do Fundo Social a maioria já foi entregue. Os itens arrecadados nos municípios, incluindo as escolas, ficaram nas cidades para distribuição pelos Fundos Municipais, que atuaram como parceiros do Fussesp.