quarta-feira, 10/12/2014
Pais e Alunos

Artigos de opinião de alunos de Franca sobre o racismo e tecnologia são publicados em livro

Textos são resultado do projeto “Filosofia em Debate” que envolveu mais de 400 alunos

No intervalo da E.E. Professora Adelina Pasquino Cassis, em Franca, no interior de São Paulo, um livro de capa branca circulava de mão em mão. A cada página lida o olhar surpreso ao observar que os autores dos textos são de amigos de classe.

Os estudantes passaram pela experiência de escrever um livro por meio do projeto “Filosofia em Debate” que instigou a produção de artigos de opinião sobre o racismo e o uso contínuo da tecnologia em nossa sociedade.

A ação foi regional. A Diretoria de Ensino de Franca é a idealizadora da iniciativa que contou com a participação de 400 alunos, matriculados em 10 escolas estaduais. A coletânea de artigos reúne 40 textos. Trinta são assinados por alunos e 10 foram produzidos por educadores.

Ana Laura Lopes Pessoni é uma das participantes. Ao escrever, a aluna do Ensino Médio se inspirou na obra de Darcy Ribeiro, um dos autores usados como referência em seu texto. “A pesquisa e o uso de referências bibliográficas é uma das etapas em artigos de opinião”, explica a aluna.

A professora de Filosofia Vânia Cristina da Silva Busqueiro foi a responsável por orientar os estudantes da escola ao longo do processo. Ela levou os temas para dentro da sala de aula em forma de debates. Primeiro, todos discutiam os assuntos para depois transferir suas impressões ao papel. “Foi uma evolução gradativa. Os alunos foram canalizando seus interesses em cada etapa e o resultado são textos bem estruturados e com conteúdo apurado”, diz Vânia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ação utilizou o Prodesc

A coletânea de artigos de opinião foi financiada pelo programa de Projetos Descentralizados (Prodesc) da Secretaria da Educação, que custeia ações de boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede. O cadastro para receber o incentivo é realizado uma vez ao ano por meio do sistema GDAE.