Os alunos da rede estadual paulista, das Diretorias de Ensino Norte 1 e 2, têm a oportunidade de estabelecer um vínculo maior entre música, cultura e civismo. Eles recebem, em outubro, apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Comandante Major Músico Elias Batista do Nascimento.
Em parceria com a Secretaria da Educação, o Projeto Escola “Pra ver a banda passar” é composto por 56 músicos da Banda Sinfônica da PMSP, formando dois grupos. O capitão músico PM, Ismael Alves Oliveira, conta que as visitas às escolas são compostas por apresentação musical e roda de conversa com os alunos. “Nós apresentamos os instrumentos, explicamos como as bandas são formadas e passamos para eles elementos importantes do civismo, com músicas tradicionais e respeito aos símbolos da pátria. É uma troca de experiência bem rica”, disse.
A banda já passou por quatro escolas da rede. O diretor da E.E. Joaquim Silvado, Laércio Alves Pereira, que recebeu a apresentação na última quinta-feira (6), revela uma experiência inspiradora. “Os alunos ficaram maravilhados com a apresentação, eles participaram de forma efetiva. É muito prazeroso poder promover atividades como estas para eles”, disse.
O projeto teve início neste mês de outubro, com as quatro escolas da DE Norte1 e tem o objetivo de introduzir as crianças na música. De acordo com o capitão, a ideia é que os alunos comecem a receber aulas de fanfarra, coro ou canto coral, no próximo ano. “Queremos dividir com as crianças um pouco do que sabemos sobre música, influenciar pessoas, descobrir talentos e qualificar os jovens nessa arte”, disse.
Depois de passar pelas diretorias Norte, a banda deve se apresentar para escolas da zona leste da capital.