O Festival Estudantil de Bandas e Fanfarras 2002 premiou as melhores escolas estaduais nas categorias de fanfarra simples, banda musical, fanfarra com uma válvula e banda marcial. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação São Paulo, aconteceu em Bauru, no dia 27 de setembro e alcançou o objetivo que era de retomar as atividades musicais nas escolas, estimular a competição entre grupos participantes e promover uma grande confraternização e integração entre os estudantes da rede pública estadual.
A abertura do evento, contou com o hasteamento da bandeira, a apresentação da Banda Regimental do 4º Batalhão da Policia Militar e a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Ana Person. O Estádio Noroeste foi tomado por torcidas das fanfarras que, a cada apresentação, vibravam e dançavam. Antes da premiação, a Escola de Samba Rosas de Ouro contagiou a platéia e mostrou um pouco de sua música.
De 300 fanfarras e bandas inscritas, 20 chegaram à fase final. O Festival faz parte das ações previstas no Programa Mutirão da Cidadania, lançado em junho nas 6.100 escolas estaduais. Entre as ações está o projeto “Bandas da Juventude”, que visa proporcionar aos jovens o conhecimento musical e o gosto por essa arte.
Confira as escolas vencedoras deste ano:
•? Fanfarra simples:
1º lugar: E.E. Padre Chico – Lagoinha
2º lugar: E.E. Ernesto Monte – Bauru
3º lugar: E.E. Profº Otávio Martins de Souza – Franca
• Banda musical:
1º lugar: E.E. Deputado César Costa – Quiririm
2º lugar: E.E. Coronel Castanho de Almeida – Guareí
3º lugar: E.E. Benevenuto Madureira – Santos
• Fanfarra com uma válvula:
1º lugar: E.E. Min. Alcindo Bueno de Assis – Bragança Paulista
2º lugar: E.E. Profº Celso Antonio – Cajati
3º lugar: E.E. Flora Prestes César – Sarapuí
• Banda marcial:
1º lugar: E.E. Felício Tarabaí – Mirante do Paranapanema
2º lugar: E.E. Oscar Kurtz – Ribeirão Grande
3º lugar: E.E. Profª Maria Sylvia Ribeiro Carvalho – Marília
• Balisa: E.E. Profº Celso Antonio
• Corpo Coreográfico: E.E. Oscar Kurtz