terça-feira, 28/11/2023
Destaque

Escola do Alto Tietê se prepara para Provão Paulista com bolo, ofício e sorteio de livros

Em todo o Estado, serão mais de 15 mil vagas para ingresso direto ao ensino superior; provas começam na quarta-feira (29)

As escolas de Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) estão se preparando para a primeira edição do Provão Paulista Seriado, que será aplicada nos 645 municípios do estado a partir de quarta-feira (29). No Alto Tietê, a Escola Estadual Margarida de Camillis, de Poá, a direção receberá estudantes com bolo de chocolate nos dias de prova e tem enviado ofícios para que os empregadores liberem os “vestibulandos” para os dias de prova.

Na escola Margarida, as ações de promoção do Provão Paulista começaram desde o início deste mês e envolvem toda a equipe escolar. A diretora Simone Bispo conta que a escola enviou ofício às empresas empregadoras para solicitar dispensa ou troca de horário de trabalho para que eles possam participar dos dois dias de prova.

Além disso, nos dias de prova, a escola receberá os estudantes para um café da manhã com bolo de chocolate com cobertura, torta de frango e geladinho. Outra ação de engajamento será o sorteio de livros da Marvel.

Saiba mais sobre o Provão Paulista

As 15.369 vagas do Provão Paulista serão distribuídas entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

A avaliação para a 3ª série do Ensino Médio está marcada para os dias 29 de novembro, das 8h às 12h, e 30 de novembro, das 8h às 13h. O segundo dia de provas terá uma hora a mais de duração por conta da redação.

Outros 810,8 mil estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio farão provas nos dias 1º e 4 de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h nos dois dias — e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

A aplicação do Provão Paulista, antes prevista para começar na terça-feira (28) foi alterada em razão de uma paralisação anunciada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp. A alteração  foi definida pelo Governo de São Paulo de modo a não prejudicar os mais de 1,2 milhão de estudantes do Ensino Médio que farão as provas,

Todos os alunos das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) farão as provas em suas próprias escolas. É preciso estar atento, porém, ao horário de aplicação das provas, uma vez que estudantes que estudam no período da manhã podem fazer provas no período da tarde, e vice-versa.

O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.

Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série.

Alunos de fora

Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital. Todas as provas para estudantes de fora serão aplicadas na Escola Estadual Caetano de Campos, localizada na rua João Guimarães Rosa, 111, na Consolação.