• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 29/05/2019
Boas Práticas

Cabide Sustentável, a iniciativa que promove sustentabilidade e cidadania em Mauá

Iniciativa acontece em Mauá nesta quinta, 30, a partir das 10h

Como unir algo que incentive, ainda que indiretamente, a Campanha do Agasalho e faça estudantes entenderem a importância de olhar para o outro com cuidado e empatia? Na Escola Estadual João Paulo II, em Mauá, a resposta veio em forma de uma caminhada, que une estudantes, professores e toda a comunidade, para promover a solidariedade durante o inverno.

O projeto “Cabide Solidário” acontece todo ano na unidade da região metropolitana de São Paulo. Em todas as aulas, professores reforçam a importância de desenvolver um outro olhar para as pessoas, mais mais empatia e gentileza. Conteúdos com reciclagem e reuso de materiais são passados até a atividade final, que consiste nos estudantes trazerem roupas ou artigos que não usam mais.

“Esse projeto acontece há anos e tem como objetivo desenvolver essa ajuda ao próximo. Os estudantes se sentem bem, porque exercem a cidadania e a empatia. Eles fazem cartazes, divulgam a coleta pela comunidade. São ativos no processo”, conta a vice-diretora Daniela Mesquita de Paula.

Ao fim do processo, que começa no início do ano, uma grande caminhada solidária é feita pelo centro de Mauá, distribuindo as peças entre os mais necessitados e passando por algumas comunidades carentes. “Neste ano tivemos um recorde de mobilização e cerca de 400 a 450 estudantes participarão. Até conseguimos que um carro acompanhasse todos no trajeto”, comemora a vice-diretora da escola.

A caminhada está prevista para começar nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, na sede da Escola Estadual João Paulo II.

Campanha do Agasalho 2019

Com o tema “Nosso Superpoder contra o frio é um agasalho novo”, a Campanha do Agasalho deste ano tem como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, que terão uma grande missão: engajar a sociedade para promover um inverno mais solidário.

“Historicamente, há mais de 50 anos o Fundo realiza campanhas institucionais, voltadas para a arrecadação de agasalhos e cobertores durante o inverno. A diferença é que, neste ano, nós solicitamos apoio também dos setores privado, varejo e comércio, para o fornecimento de roupas e cobertores novos. Temos como meta 50 mil cobertores e, pelo menos, 250 mil peças de roupas”, declarou o Governador.

Criada em 1947, a Campanha do Agasalho é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), em parceria com entidades públicas, privadas e sociedade civil. Seu principal objetivo é coordenar ações de arrecadação de itens de inverno, para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a enfrentar os períodos de frio.