• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/06/2013
Sociedade

“Café com Poesia”: escola promove evento cultural para alunos discutirem literatura

Alunos apresentaram danças e peças de teatro baseadas em autores nacionais

Nesta terça (25), alunos da E.E Carlos Gomes, em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, participam do evento “Café com Poesia”, que reunirá todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio para incentivar os jovens a lerem as obras de poetas nacionais.

O projeto é promovido há 10 anos e, a cada edição, são realizadas novas apresentações culturais de dança e teatro. Com ousadia, os alunos do Ensino Médio incorporaram ritmos atuais, como o rap, na tradicional quadrilha de festa junina. Com uma encenação de arrancar aplausos, recitaram poemas de Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Segundo a diretora da unidade, Maria Edinete Martins de Lima, o evento faz com os alunos se dediquem mais aos estudos. “O nosso objetivo é fazer com que eles tomem gosto pela leitura e entendam que este momento pode ser prazeroso”, diz.

Desenvolvimento

No início de cada ano letivo, os professores decidem qual autor as turmas vão trabalhar. Com os nomes dos escritores em mãos, os alunos desenvolvem pesquisas para organizar suas apresentações e escolhem qual poema declamarão.

Depois das performances, os professores conversam com os alunos sobre as apresentações. Para finalizar o evento, os alunos organizaram um grande café na escola para trocar experiências.