quinta-feira, 14/11/2013
Concursos

Candidatos de concurso para 59 mil docentes contarão com plantão de atendimento

Orientações estão no “cartão de informação” que deve ser impresso e levado no momento do exame

Os candidatos inscritos no concurso que acontecerá neste domingo (17) contarão com plantão de atendimento no feriado e final de semana. O exame selecionará 59 mil professores para atuarem nas escolas estaduais de São Paulo.

O Cartão de Informação, contendo confirmação da data, sala e endereço do local de prova, já está disponível no site da Fundação Getulio VargasO educador deverá imprimir a ficha com seus dados de inscrição para ter em mãos no dia da prova, junto de um documento de identificação.

Se por alguma razão o comprovante de inscrição não estiver disponível, o candidato deverá entrar em contato pelo e-mail concursopebsp@fgv.br ou pelo telefone 0800-2834628, das 8h às 17h30min.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os mais de 322 mil candidatos inscritos no certame também podem conferir outras informações no edital de convocação, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 7 de novembro. Confira aqui o edital de convocação na íntegra.

Exame

A avaliação será dividida em duas provas, com conteúdo referente à formação básica do professor e à formação específica de cada disciplina. A parte pedagógica, composta por 50 questões objetivas e duas questões dissertativas, será aplicada pela manhã, das 8h às 12h.

No período da tarde, das 14h às 16h, será realizada a avaliação de conhecimentos específicos, composta por 30 questões objetivas, tendo como referência o conteúdo exclusivo para cada disciplina. Os candidatos inscritos em duas disciplinas terão até às 18h para concluir a segunda etapa.

Além do exame, o processo seletivo também é composto por uma avaliação de títulos. Todas as informações sobre a participação estão no edital, publicado no Diário Oficial, que também traz informações complementares sobre o envio dos documentos.

– Confira aqui o edital do concurso

– Confira aqui o edital complementar

– Acesse aqui as instruções especiais para os candidatos

– Acesse aqui a retificação das instruções especiais

Referências bibliográficas

Já estão disponíveis para a consulta dos candidatos as referências bibliográficas, habilidades e competências requeridas no concurso. Acesse aqui a resolução.   

Podem participar do certame os professores de Educação Básica II, ou seja, aqueles que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os educadores devem lecionar disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia ou atuar nas áreas da Educação Especial.

Jornada

Os candidatos interessados em participar do certame poderão optar entre dois tipos de jornada, que estarão disponíveis no momento da escolha de vagas. A primeira delas, a jornada reduzida, é composta por 9 aulas por semana. Já a segunda, a jornada inicial, é composta por 19 aulas por semana. O número de aulas poderá ser ampliado nas atribuições de aulas. Saiba mais sobre a política salarial da Educação aqui.

Chamamento

No início do próximo semestre letivo, já serão chamados 20 mil profissionais. Vale destacar que, desde janeiro de 2011, já foram nomeados mais de 34 mil docentes. Com a abertura do novo concurso, serão 93 mil professores ingressando na rede estadual apenas nesta gestão.

“A ampliação da atuação dos professores efetivos na rede estadual de ensino é uma das prioridades desta gestão. O maior concurso da história da educação de São Paulo faz parte deste compromisso, que contempla ainda uma política salarial prevista em lei e a materialização de um plano de carreira inédito, construído em conjunto com os nossos servidores”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação